*Da Redação Dia a Dia Notícia
Após a repercussão e confirmação de que teria utilizado cota racial para entrar em universidade, o ex-BBB Matteus Amaral se pronunciou, nesta sexta-feira (14), sobre o ocorrido e pediu desculpas. Nos stories do Instagram, o gaúcho afirmou que sua inscrição foi realizada por um terceiro na modalidade de cota racial sem o seu consentimento.
“A inscrição foi realizada por um terceiro, que cometeu um erro ao selecionar a modalidade de cota racial sem meu consentimento ou conhecimento prévio. Entendo a importância fundamental das políticas de cota no Brasil […] lamento profundamente qualquer impressão de que eu teria buscado beneficiar-me indevidamente dessa política, o que nunca foi minha intenção”, escreveu.
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar), onde a inscrição foi realizada, confirmou que Matteus se autodeclarou uma pessoa preta para ingressar no curso de engenharia agrícola.
“Em relação ao ingresso pelas cotas, é importantíssimo ficar claro que, naquela época, de acordo com a Lei de Cotas de 2012, o único documento exigido para a inscrição nas cotas era a autodeclaração do candidato”, disse a instituição.
Ainda nesta sexta-feira (14), antes de o ex-BBB se pronunciar sobre o assunto, a imprensa repercutiu que o Ministério Público recebeu uma denúncia contra ele por falsidade ideológica. A denúncia foi protocolada pelo ativista Antonio Insuperio, que também pede a prisão de Matteus.
Leia mais:
Ex-BBB Matteus é acusado de fraudar cota racial e faculdade confirma
Ex-BBB Matteus é denunciado ao Ministério Público por falsidade ideológica; prisão é solicitada