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Matrículas para novos alunos da rede pública do AM começam nesta quinta-feira (16)

*Da Redação Dia a Dia Notícia 

A Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e a empresa Processamento de Dados Amazonas S/A (Prodam) anunciaram novas datas para a matrícula de alunos na rede estadual e municipal de ensino. Os responsáveis terão de 16 a 18 de janeiro para realizar as matrículas online, por meio do site matriculas.am.gov.br, e até o dia 17/01 para atendimento presencial nas escolas. No entanto, na madrugada de quarta-feira (15/01), a Prodam precisou retirar o site de matrículas do ar por questões de segurança, resultando na suspensão do processo de reserva de vagas, que estava previsto para começar à meia-noite. O atendimento presencial também foi interrompido durante todo o dia.

Durante a madrugada desta quarta-feira (15/01), a empresa Processamento de Dados Amazonas S/A (Prodam) precisou retirar o site de matrículas do ar como uma medida de segurança, e o processo de reserva de vagas para novos alunos, previsto para iniciar às 00h de quarta-feira, foi suspenso. O atendimento presencial nas escolas também foi suspenso durante todo o dia e nenhum processo chegou a ser realizado.

Com a nova data, os responsáveis poderão realizar o processo a partir da meia-noite desta quinta-feira até o sábado, pelo site oficial da Matrículas 2025. Os que optarem por realizar de forma presencial na escola, poderão se dirigir a unidade de ensino nesta quinta (16) e sexta-feira (17) em horário comercial.

O serviço de matrícula para novos alunos é voltado para estudantes que estão se matriculando pela primeira vez na rede pública estadual de ensino e para estudantes da rede particular, federal, de outro estado ou de redes municipais do interior.

De acordo com a gerente de matrículas da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, Irlanda Araújo, as mudanças não interferem no cronograma das Matrículas 2025.
“A partir de segunda-feira (20/01), os alunos que tiverem o atendimento no fim de semana poderão comparecer na escola onde ele ganhou a vaga, munidos da documentação, para confirmar a matrícula”, informou a gerente de Matrículas da Secretaria de Estado de Educação, Irlanda Araújo, ressaltando que ainda na segunda-feira, iniciam os atendimentos ao retardatários, ou seja, aqueles que por algum motivo perderam os prazos anteriores.

Em nota divulgada anteriormente, a Prodam informou que identificou problemas no sistema de autenticação, que permitia o acesso de alguns usuários enquanto outros eram impedidos. Para garantir a “equidade no processo”, optou-se pela suspensão temporária da plataforma. A empresa também declarou que sua equipe técnica está trabalhando para solucionar as falhas e retomar o funcionamento do sistema o mais rápido possível. “Pedimos desculpas pelos transtornos e agradecemos a compreensão de todos”, diz a nota.

Confira a nota na integra:

“A Processamento de Dados Amazonas S.A (Prodam) informa que, por medidas de segurança, retirou do ar o site matriculas.am.gov.br. Dessa forma, o processo de reserva de vagas para novos alunos, previsto para iniciar à zero hora desta quarta-feira (15),está temporariamente suspenso. A Prodam está realizando uma análise minuciosa do cenário para garantir a retomada do serviço com estabilidade e segurança.

O processo será retomado nesta quinta-feira (16/01), à zero hora, pelo site www.matriculas.am.gov.br.”

Documentação

Os documentos necessários para a matrícula de alunos na rede estadual são:

– Certidão de nascimento (original e cópia);

– CPF e RG (original e cópia) do aluno do ensino médio;

– Cartão de vacinação (cópia);

– Duas fotos 3X4 recentes do aluno;

– Documento de identificação com foto (original e cópia) do responsável pela matrícula;

– Comprovante de residência atualizado.
Cronograma

A partir do dia 20 de janeiro, pais e alunos que perderam qualquer um dos prazos podem recorrer ao atendimento tanto no site, quanto presencialmente nas escolas.

Canais de atendimento

A secretaria disponibiliza, em caso de dúvidas, os seguintes canais de comunicação: Telefone: 0800 092 5050; WhatsApp: 800 092 5050 e o e-mail: [email protected].

 

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