*Lucas dos Santos – Da Redação Dia a Dia Notícia
O prefeito de Itacoatiara, Mário Abrahim (PSC), perdeu sete pontos em potencial de votos para as eleições de 2024, segundo o levantamento divulgado pela Perspectiva Mercado e Opinião. Em fevereiro, o gestor era a primeira opção de 49,3% dos entrevistados e a segunda opção de 7,7%. Somados, os números apontavam 57% de potencial de votos para o prefeito. Nessa quinta-feira (29), Abrahim possui 50% de potencial, sendo 41,8% como primeira opção e 8,2% como segunda opção de voto.
O deputado estadual Cabo Maciel (PL) cresceu 1,4% como primeira opção de voto, mas perdeu 5% na segunda opção. A somatória fez seu potencial de votos cair de 38,3% em fevereiro para 34,7% em junho.
Novo na pesquisa, o advogado Dr. Marcondes é a primeira opção de 9,7% dos entrevistados e a segunda opção de 5,8%, chegando a 15,5% de potencial de votos. Ele é seguido pelo ex-deputado Don Marques, o Don (PSDB), com 9,5% de potencial de votos. O número é 3,5% maior que na pesquisa feita em fevereiro.
A vereadora Cheila Moreira (PT), primeira suplente do senador Omar Aziz (PSD), fica com a quinta colocação, com 8,1% de potencial de votos. O último colocado é o direitista Jean Neder (PL), com 5,7%, três décimos abaixo do levantamento anterior.
No levantamento de junho foram excluídos os ex-prefeitos Mamoud Amed (Avante) e Antônio Peixoto (PT), que amargaram índices altíssimos de rejeição.
No potencial de rejeição, Cabo Maciel lidera com 18%, enquanto Jean Neder – pela baixa popularidade – possui o menor número: 7,9%.
A pesquisa entrevistou 350 eleitores do município via telefone (sistema de CATI), no dia 28 de junho do corrente, e possui margem de erro de 5,2%, para mais ou para menos, com grau de confiabilidade de 95%, o que significa dizer que se fossem feitas 100 entrevistas com a mesma metodologia, 95 estariam dentro da margem prevista