Search
booked.net
Search
Close this search box.

Marinha restringe navegação de grandes embarcações à noite no AM; entenda

Foto: Reprodução

*Da Redação Dia a Dia Notícia

Um ato da Marinha, por meio da Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental, restringe a navegação de navios de grande porte no período noturno em rios que fazem parte do modal fluvial que abastece a capital e escoa a produção do Polo Industrial da Zona Franca. A informação foi divulgada pelo BNC Amazonas.

A portaria nº 158/CFAOC foi assinada pelo Capitão de Mar e Guerra, Jorge de Oliveira Antunes Júnior. Ele é chefe da Capitania Fluvial, sediada em Manaus. O oficial afirma que a medida foi tomada devido à seca nos rios da região.

Com a portaria, os navios estão proibidos de navegar à noite. As restrições atingem os três maiores rios do Estado: o Amazonas, Solimões, Purus e o Madeira.

A restrição pode causar problemas a economia do Amazonas e a produtores de soja da região Centro-Oeste do país, pois os rios citados são fundamentais para a logística fluvial que atende a capital amazonense.

Por eles passa o petróleo importado para o refino de combustíveis na Refinaria da Amazônia (Ream). No caso do rio Amazonas, a medida poderá prejudicar o escoamento da produção do Polo Industrial de Manaus. Sem a BR-319, os navios são os principais recursos que as empresas da Zona Franca têm para levar seus produtos para outras regiões.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.