Manaus, sexta-feira 5 de dezembro de 2025
Pesquisar

booked.net

Marina Silva defende estudo abrangente para viabilizar BR-319

*Lucas dos Santos – Especial para Dia a Dia Notícia

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, defendeu que a rodovia BR-319 passe por uma avaliação ambiental estratégica de forma que comprove sua viabilidade ambiental. Sob a sigla AAE, o estudo é mais abrangente do que os de impacto ambiental e busca medir os efeitos do empreendimento em todos os seus arredores. A fala ocorreu durante entrevista à imprensa nesta segunda-feira (21) na abertura oficial do VIII Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa.

Na ocasião, a ministra explicou sobre o “acordo” noticiado pela imprensa entre sua pasta e o Ministério dos Transportes para viabilizar a pavimentação da estrada que liga Manaus a Porto Velho. Segundo ela, não se trata de um acordo, mas de um procedimento que é utilizado no mundo inteiro para empreendimentos de grande porte.

“Eu tenho a alegria de dizer que o ministro Renan Filho (MDB), nessa gestão do terceiro mandato do presidente Lula (PT), concordou em fazer esses estudos para a BR-319. Além disso, um processo de gestão do território, fazendo a destinação correta das áreas que não foram destinadas para unidades de conservação”, disse.

Há quase 20 anos, Marina Silva defende que a BR-319 passe pela avaliação ambiental estratégica em vez do Estudo de Impacto Ambiental (EIA), que é mais específico e faz parte da AAE, mas não é o processo inteiro. Além do impacto ambiental, o estudo defendido pela ministra busca entender quais podem ser as consequências de um empreendimento nos arredores e que medidas devem ser tomadas para mitigar eventuais danos ambientais.

“Eu sempre digo que a gente não diz apenas o que não pode, mas como pode e da forma certa. Quando é possível, a gente tenta encontrar os caminhos. Quando você diz ‘é possível fazer alguma coisa, desde que’, a resposta imediata é dizer que é contra. Se você coloca um ‘desde que’, imediatamente está sendo contra. É possível fazer algo, desde que se façam os estudos”, disse.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.