*Da Redação do Dia a Dia Notícia
Pré-candidata ao Senado Federal, Mariana Carvalho (Republicanos) se licenciou do cargo de deputada federal por Rondônia na Câmara dos Deputados, em Brasília, nesta semana, e fez dobradinha com o suplente Lucas Follador (União Brasil), que também é pré-candidato nas eleições deste ano.
Mariana Carvalho foi eleita pelo PSDB de Rondônia para o primeiro mandato na Câmara Federal em 2014. Em seu segundo mandato, ela obteve 38.776 votos. Agora, após dois mandatos, ela pretende buscar uma vaga no Senado e para percorrer o estado, ela abriu mão do mandato e deixa o suplente em seu lugar. Uma das estratégias de Mariana é buscar apoio do União Brasil a sua candidatura ao Senado. No mandato, Lucas Follador, que representa o União Brasil, ganhará visibilidade nacional.
As tratativas para composição das chapas que disputarão as eleições de 2022 estão sendo feitas desde meados de abril passado. Nos bastidores, há informações que o acordo veio, justamente, para que o atual deputado federal, Lucas Folador, traga o apoio do seu partido para a candidatura de Mariana.
Em seu primeiro discurso na tribuna, após a posse, Lucas Follador, defendeu o presidente da República, Jair Bolsonaro, e fez críticas ao Supremo Tribunal Federal (STF). Lucas Follador é ex-vice-prefeito de Ariquemes e obteve 26.566 votos nas eleições de 2018.
Mariana Carvalho é próxima do presidente Jair Bolsonaro. Nas pesquisas regionais, sua ascensão ao Senado Federal demonstra estar cada vez mais distante.
De acordo com a pesquisa divulgada, nessa quarta-feira, dia 8, pelo Instituto Brasil Dados sobre a intenção de votos para pré-candidatos ao Senado Federal em Rondônia. o ex-senador Expedito Junior (PSD) aparece na primeira colocação com 25,67%, seguido do empresário Jaime Bagatolli (PL) com 14,22% e da deputada federal Jaqueline Cassol (PP) com 11,11%. O ex-senador Amir Lando (MDB) vem em seguida com 10,33% das intenções de voto.
Mais abaixo temos a deputada federal Mariana Carvalho com 9,89%, o ex-governador Daniel Pereira (PSB) com 4,33%, Ramon Cujuí (PT) com 1,78%, Pastor Josinélio (Brasil 35), com 1,56% e o juiz aposentado Léo Fachin (Avante) com 1,33%. Brancos e Nulos 6,22% e não responderam, 13,56%.
A reportagem do Dia a Dia Notícia tentou entrar em contato com Mariana Carvalho por meio de sua assessoria de comunicação, mas não obteve retorno.