Manaus, terça-feira 9 de dezembro de 2025
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Maria do Carmo propõe transformar Tabatinga (AM) em polo regional da gestão estadual

*Da Redação do Dia a Dia Notícia 

Em visita ao Alto Solimões, a pré-candidata ao governo do Amazonas, Professora Maria do Carmo (PL), apresentou a ideia de instalar subsedes administrativas no interior, começando por Tabatinga, como estratégia para ampliar a atuação do Estado nas regiões mais distantes.

“Já estamos trabalhando no nosso futuro plano de governo, que será dividido em dois: uma para Manaus e outro para o interior. Nossa ideia é dividir o Amazonas em cinco grandes regiões e criar subsedes do governo para ampliar a presença do Estado no interior”, explicou Maria do Carmo.

A proposta completa será apresentada no ano que vem, durante o período eleitoral, mas a pré-candidata adiantou que paralelo a essa ideia também haverá um projeto de desenvolvimento regional para tornar o Estado autossuficiente na produção de alimentos. “Vamos mostrar que o Amazonas também é agro e levar mais oportunidade para nossa gente”, destacou Maria.

Mudança em movimento

Neste ano que antecede as Eleições 2026, a Professora Maria do Carmo deu início às visitas aos municípios do Amazonas, em um movimento para escutar e ver de perto os problemas enfrentados pelas populações mais carentes e distantes da capital.

“Estamos em uma imersão para ouvir as pessoas, afinal elas são as figuras mais importantes nesse processo. Nossa futura candidatura será construída com escuta, com cuidado e muito trabalho para mudar a vida do povo amazonense”, afirmou Maria do Carmo.

Agenda

A pré-candidata Professora Maria do Carmo cumpriu uma extensa agenda de reuniões durante três dias no Alto Solimões. Além de Tabatinga, ela também esteve em Benjamin Constant conversando com produtores rurais, líderes indígenas e comerciantes locais.

Dentre os principais problemas apresentados estavam a falta de investimento no primeiro setor e as dificuldades enfrentadas durante a estiagem, já que a descida das águas do rio impossibilita que pequenas embarcações cheguem ao Porto, sendo necessário pagar o transporte extra por canoas, reduzindo a oferta e encarecendo produtos.

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