Search
booked.net
Search
Close this search box.

Marcelo Xavier é exonerado e deixa presidência da Funai

*Da Redação Dia a Dia Notícia

Marcelo Augusto Xavier da Silva deixou a presidência da Fundação Nacional do Índio (Funai). A portaria com sua exoneração foi publicada na Diário Oficial da União desta quinta-feira (29).

Marcelo Xavier assumiu o comando da Funai em julho de 2019, substituindo o general Franklimberg Ribeiro de Freitas, que deixou o cargo em junho do mesmo ano.

Atualmente, a Funai é vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, mas deverá ser transferida para o Ministério dos Povos Indígenas, a ser criado pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, que tomará posse no próximo domingo (1°). O novo ministério será dirigido por Sonia Guajajara, líder indígena que foi oposição a Xavier durante a gestão de Bolsonaro.

Polêmicas

Xavier esteve presente em diversas polêmicas durante o governo Bolsonaro. O agora ex-presidente da Funai é acusado de pedir à Polícia Federal que abrisse um inquérito para investigar Guajajara e outros ativistas da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) por acusações que difamaram o governo federal durante a série na web Maracá, veiculada no ano de 2020, pela defesa dos povos indígenas e contra violações de direitos cometidas contra os nativos durante a pandemia de Covid-19.

Já no mês de agosto deste ano, foi revelado um áudio de uma conversa entre Xavier e um servidor da Funai preso por arrendar áreas da Terra Indígena Marãiwatsédé, do povo xavante, em Mato Grosso. O então presidente do órgão, disse em mensagem de voz, ao servidor que ele mesmo iria procurar as corregedorias da PF e da Funai para ‘atuar nisso’.

Na época, Marcelo afirmou por meio de uma nota, haver ocorrido um vazamento ‘descontextualizado’ e que ele não estava entre os indiciados ou denunciados pelas irregularidades no caso.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.