Search
booked.net
Search
Close this search box.

Marcelo Serafim acusa Amom Mandel de se promover por capricho eleitoral: “Quer ficar botando banca”

*Franciane Silva – Da Redação Dia a Dia Notícia

Durante sessão plenária na Câmara Municipal de Manaus (CMM) na quarta-feira (17) presidida pelo vereador Wallace Oliveira, os vereadores Marcelo Serafim (Avante) e Amom Mandel (Cidadania) tiveram um desentendimento onde trocaram ‘farpas’ e houve acusação de calúnia e difamação por parte de Amom. Tudo se iniciou após Amom Mandel insistir em discutir sobre a aprovação do regime de urgência para um Projeto de Lei (PL) do Poder Executivo.

O PL nº 330/2022 da Prefeitura de Manaus dispõe sobre a estrutura organizacional da Controladoria-Geral do Município (CGM). O projeto reconstitui a Ouvidoria-Geral do Município, cria novos cargos e reajusta salários de servidores da CGM. A tramitação em regime de urgência já havia sido aprovada, com voto contrário apenas de Amom Mandel.

“Se o líder do prefeito puder explicar do que trata o projeto antes da gente deliberar um regime de urgência. Porque é meio complicado votar a favor sem nem saber o que é”, disse Amom Mandel. 

Ao ter novamente o direito de fala concedido, o vereador Amom retornou ao assunto e afirmou que todo vereador possui a prerrogativa de participar das discussões em plenário, inclusive as que tratam do regime de urgência. Em seu momento de fala, o vereador afirma que a violação da prerrogativa de qualquer vereador pode acarretar a nulidade e no retorno à tramitação de qualquer projeto.

“Eu verifiquei o projeto de lei aqui, mesmo sem a contribuição do líder do prefeito, eu verifiquei que esse projeto cria cargos e altera gratificações. O único motivo para tentar passar isso em regime de urgência e passar por cima da minha prerrogativa, é se quiserem fazer alguma coisa escondido”, indagou o vereador. 

Amom afirma ainda que foi impedido de discutir o projeto. Em resposta, o vereador Marcelo Serafim classifica o comportamento de Amom como ‘capricho’, logo após Marcelo Serafim diz que Amom é acostumado a chegar atrasado nas sessões e fazer ‘esses tipos de coisas’.

“Eu não posso admitir senhor presidente, que a gente nesse momento se submeta a esse tipo de capricho vereador Amom Mandel […] Quero que vossa excelência quando for usar minha imagem, vossa excelência use toda, […] Vossa excelência está acostumado a chegar nesse plenário e a fazer esse tipo de coisa, a querer expor seus colegas”, diz Marcelo Serafim. 

Marcelo Serafim também solicita o fornecimento o horário de chegada de todos os vereadores, e afirma que Amom Mandel chega quase todos os dias atrasado e que posta em suas redes sociais dizendo que não há ninguém em plenário.

“Vossa excelência chega tarde todo dia, se fosse um trabalhador comum vossa excelência com três atrasos é uma falta. Vossa excelência tem que parar de brincar com esse parlamento […] Não vou admitir que por um caprichozinho eleitoral, de quem quer se promover o tempo todo, que a imagem desta Casa e deste parlamento seja exposta”, indagou. 

O vereador afirmou ainda que Mandel realiza pagamento de blogs, e que sabe como o parlamentar chegou a Câmara Municipal. Marcelo finalizou sua fala dizendo que não tem medo da imprensa que Amom paga, das pessoas que estão por trás de seus caprichos e dos candidatos Amazonino Mendes e Arthur Neto.

Em resposta, Amom Mandel diz que foi cometido um crime de injúria, calúnia e difamação durante a sessão plenária. O vereador também pediu para que Marcelo Serafim prove que o mesmo paga blogs, e que todos ficam incomodados por conta da exposição.

“Quem é homem público tem que ser exposto mesmo, a vida no plenário não é privada. Quem está no plenário e quem não está, tem que ser exposto sim […] Que fique registrado que eu quis discutir o pedido de urgência, nenhum vereador votou contra além de mim […] Eu não vou admitir que nenhum crime seja cometido, injúria, calúnia e difamação estão no código penal e vossa excelência não está imune diz Amom se referindo a Marcelo Serafim. 

Amom Mandel afirmou ainda que não foi eleito por compra de votos e que Marcelo Serafim não deve lhe medir com a mesma régua. A discussão entre os parlamentares foi cessada após a mudança de pauta durante a sessão plenária. Na extrapauta, após o desentendimento entre os parlamentares, Amom Mandel seguiu os demais vereadores e votou favorável aos pareceres das comissões. A propositura foi encaminhada para a sanção do prefeito de Manaus.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.