*Da Redação do Dia a Dia Notícia
O pré-candidato a prefeito de Manaus, Marcelo Ramos (PT), fez duras críticas as ações de segurança pública da gestão do atual prefeito, David Almeida (Avante), considerando-as insuficientes. Ele disse que tem visitado diversos bairros de Manaus e, nesta semana, esteve em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e espaços públicos nas zonas Leste e Norte, como a praça do Armando Mendes, onde ouviu relatos de moradores sobre a insegurança nessas áreas, além da falta de segurança no transporte coletivo.
“Embora a segurança seja uma responsabilidade principal do Governo do Estado, a prefeitura também precisa fazer a sua parte. A atual gestão negligenciou a segurança nos terminais de ônibus, UBSs e escolas. Vamos mudar esse cenário e transformar os espaços de convivência coletiva, como as praças dos bairros, em locais limpos, organizados e bem iluminados. Sem segurança, não existe qualidade de vida”, afirmou Ramos.
Entre as propostas de seu plano de governo, está o reforço da segurança nas UBSs por meio do efetivo da Guarda Municipal de Manaus, garantindo a proteção dos servidores e usuários, além de ampliar o horário de funcionamento dessas unidades.
“Das 288 UBSs de Manaus, apenas 10 funcionam até às 21 horas. A grande maioria fecha às 17 horas, justificando a falta de segurança. Doença não tem hora marcada. Nós vamos enfrentar isso e estender o horário de funcionamento das unidades de saúde. Para isso, utilizaremos a guarda municipal para que os profissionais se sintam seguros e a população receba atendimento quando precisar”, prometeu Ramos.
Marcelo Ramos também defende o retorno dos vigilantes às portas das escolas da rede municipal de ensino. Segundo ele, a atual gestão prioriza câmeras de vigilância que protegem apenas o patrimônio público, deixando as crianças vulneráveis à violência.
“Vamos devolver os vigilantes às portas das escolas. Esses profissionais conhecem os pais e podem garantir que uma criança não seja levada por um desconhecido. O vigilante vai proteger as crianças de qualquer violência. Essa mudança é fundamental para garantir maior segurança para os alunos da rede municipal de ensino”, analisou o pré-candidato.