Com experiência no mundo do esporte, Marcelo Amil faz duras críticas aos governos municipais anteriores que deixaram de investir no segmento e assume o compromisso de recriar a Secretaria Municipal de Esportes. Durante entrevista a uma emissora de TV, na manhã desta segunda-feira (26), o candidato do PCdoB destacou que, no seu primeiro ano de mandato, lançará a Copa Manaus Sub-17. O campeonato tem como princípio a valorização e a inclusão social de crianças e jovens da cidade, principalmente, das regiões periféricas.
“O esporte mantém nossos jovens ocupados, resgatando-os dos laços da criminalidade, dando a eles a oportunidade de praticar uma atividade que ocupará seu dia, ao mesmo tempo em que fará bem para o corpo e para a mente. É nosso principal dever garantir essas oportunidades para o povo de Manaus. Chega de ver atletas capacitados para vencer campeonatos internacionais, vendendo bala nos sinais para conseguir o dinheiro das passagens e hospedagens. É necessário que todos sejam federados para sabermos quem de fato está atuando no esporte”, disse Marcelo Amil.
A ampliação do Programa Bolsa Atleta, além da construção e requalificação de campos de futebol, quadras de esportes e áreas de lazer nos bairros são apenas algumas das demandas a serem coordenadas pela Secretaria Municipal de Esportes. Segundo Amil, a pasta terá um reforço no orçamento para atender as demandas dos profissionais que vivem do esporte e para viabilizar a prática esportiva em toda a cidade.
“Nós vamos fornecer eventos esportivos para os atletas e recreativos para a população, gerando renda e saúde para o povo de Manaus. Somente com uma instituição focada no esporte, com todos os atletas devidamente inscritos, é que a realidade de muitos jovens será diferente. Vamos dar os mesmos direitos e oportunidades para todas as pessoas, combatendo preconceitos e abrindo novos caminhos. O futebol movimenta o mundo e está na hora de Manaus ter sua própria Copa Manaus Sub-17, sendo custeada pela Prefeitura nos moldes da que já ocorre em São Paulo”, destacou.
As atividades esportivas que serão desenvolvidas durante a gestão de Amil na Prefeitura de Manaus vão movimentar a hotelaria, a gastronomia e os demais serviços, beneficiando a economia da cidade e colocando Manaus como vitrine esportiva. Marcelo Amil é defensor-geral licenciado do Tribunal de Justiça Desportiva do Amazonas (TJD) e sua experiência com o esporte é uma “carta na manga “para atender as necessidades do segmento na capital.
“Vamos estudar a criação de um centro desportivo que vai oferecer diversas modalidades esportivas, olímpicas e paraolímpicas para incentivar nossos jovens que sonham em ter acesso à prática esportiva de alto nível. Eu sei como funciona a instituição e também sei como torná-la mais eficiente”.
O candidato propõe ainda que sejam feitas verificações de idoneidade das federações, que devem comprovar que estão em atividade por cinco anos devidamente legalizadas.