*Lucas dos Santos – Da Redação Dia a Dia Notícia
As eleições gerais do Sistema Confea/Crea e Mútua 2023 estão marcadas para o dia 17 de novembro de 2023. Na ocasião, serão eleitos os presidentes do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas (Crea-AM) e diretores gerais e diretores administrativos das Caixas de Assistência dos Profissionais do Crea (Mútua-AM). No Amazonas, já existem três chapas inscritas.
A chapa apoiada pela gestão do atual presidente do Crea-AM, engenheiro Afonso Lins, se chama Frente Experiência e é composta pelos candidatos:
- Presidente do Confea: Vinicius Marchese
- Presidente do Crea-AM: Professora Alzira Miranda
- Diretor-Geral da Mútua-AM: Afonso Lins
- Diretor-Administrativo da Mútua-AM: Marcelo Almeida
Alzira Miranda é concursada no Instituto Federal do Amazonas (Ifam), ganhando reconhecimento nacional por sua atuação como conselheira federa em 2022, além de ter coordenado os Grupos de Trabalho do Interior e Programa Mulher do Crea-AM.
Por outro lado, duas chapas que fazem oposição à gestão de Afonso Lins também se colocaram na corrida. A chapa que tem o engenheiro Alisson Leão como candidato à presidência do Crea-AM também é composta pelos engenheiros Denise Braga (Diretoria-Administrativa da Mútua), Cláudio Guenka (Diretoria-Geral da Mútua), Alexandre Borges (Diretor-Financeiro da Mútua).
A última chapa é encabeçada pelo engenheiro Professor Sanches, que também é composta por Sandro Ramalho (Diretoria-Geral) e Machadão (Diretoria-Administrativa). A chapa será oficialmente lançada neste sábado (2).
Segundo o Professor Sanches, a realização do evento é uma forma de apresentar propostas de benefícios e melhorias para os profissionais de Engenharia, Agronomia e Geociências.
“Será um momento de confraternização, mas o principal objetivo do evento é apresentar nossas propostas, e também uma forma de ouvir e sentir mais de perto os anseios dos nossos colegas profissionais que integram o Crea-Am”, afirma o candidato.