*Da Redação do Dia a Dia Notícia
O Mar Vermelho secou completamente após passar por um evento climático extremo há cerca de 6,2 milhões de anos. Porém, tempos depois, o leito marinho foi preenchido novamente por uma inundação vinda do Oceano Índico. O estudo foi publicado, em agosto, na revista científica Communications Earth & Environment.
A descoberta foi feita por pesquisadores da Universidade de Ciência e Tecnologia Rei Abdullah (Kaust), na Arábia Saudita.
“Nossas descobertas mostram que a bacia do Mar Vermelho registrou um dos eventos ambientais mais extremos da Terra, quando secou por completo e foi subitamente inundada mais uma vez, há cerca de 6,2 milhões de anos”, conta a autora principal do estudo, Tihana Pensa, da Kaust, em comunicado.
Tihana revela que a inundação salvou a bacia, ao restaurar as condições marinhas e criar uma conexão duradoura do Mar Vermelho com o Oceano Índico.
Poucos antes de secar, o Mar Vermelho passou por uma crise de salinidade. Durante o período, o nível do mar caiu e a quantidade de sal disparou, acabando com a vida marinha. Os pesquisadores descobriram que a seca completa ocorreu justamente nesta época, tornando o lugar um deserto seco e salgado.
*Com informações do Metrópoles
