Search
booked.net
Search
Close this search box.

MapBiomas: Em 37 anos, litoral brasileiro perdeu 68 mil hectares de praias e dunas arenosas

Os Lençóis Maranhenses estão localizados no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, que fica a 270 km de São Luís.

*Da Redação do Dia a Dia Notícia 

Com 7491 quilômetros,  a costa brasileira coloca nosso país entre os 20 países com maior litoral no mundo. Enquanto manguezais apresentaram comportamento estável nos últimos 37 anos – entre 1985 a 2021, as áreas de praias e dunas tiveram retração de 15% na costa brasileira. Em contrapartida, as de aquicultura cresceram 36%. Os dados são do mais recente levantamento do MapBiomas sobre a zona costeira do país, feito a partir de imagens de satélite e recursos de inteligência artificial. O documento foi compartilhado nessa sexta-feira (18).

De acordo com o estudo, as áreas de manguezais saltaram de 970 mil hectares em 1985 para mais de um milhão de hectares em 2021. Os manguezais se estendem por toda a costa brasileira, do Amapá até Santa Catarina. Entre os estados, Amapá, Pará e Maranhão – respondem por 80% da cobertura atual de manguezais do país.

“Os manguezais do norte crescem sob um regime de macromaré, cujo nível de água tem variação diária superior a 4 metros, e desenvolvem-se sobre uma planície de lama que chega a medir 30 km de largura, ocupada por árvores de até 30 m de altura”, afirma Pedro Walfir, da equipe de mapeamento da zona costeira do MapBiomas.  Esse tipo de cobertura natural torna este ecossistema naturalmente resiliente às mudanças antrópicas.

Cinco estados brasileiros com maior área de mangue. Foto: Reprodução/MapBiomas

A ocupação da zona costeira brasileira que mais cresceu nos últimos 37 anos foi justamente a aquicultura. De acordo com o MapBiomas, a área dessa categoria saltou de 36 mil hectares em 1985 para 56 mil em 2021, um aumento de 36%. Esse crescimento se deu, sobretudo, sobre superfícies de água (28%), mosaico de agricultura ou pastagem (25%) e formações savânicas (14%), com nítida preferência por regiões não vegetadas, como apicuns ou, quando vegetadas, de porte arbustivo.

Rio Grande do Norte (67%) e Ceará (15,4%) concentram 82% da área de salicultura (produção de sal) e aquicultura no Brasil. Com 11 mil hectares, a cidade de Mossoró (RN) possui a maior área de aquicultura e salicultura no país. O número equivale ao dobro da área urbanizada do município.

Se em 37 anos os manguezais e apicuns apresentaram estabilidade e as áreas de aquicultura o maior aumento, a área de praias e dunas arenosas caiu, no mesmo período, de 457 mil para 389 mil hectares, uma retração de 68 mil hectares (15%). O MapBiomas destaca que 47% dessa categoria está inserida em UCs.

Praias, dunas e areais perdem 15% de área

O cenário de praias e dunas arenosas sem cobertura vegetal é distinto: com 47% de sua área está  em unidades de conservação, as quais minguaram de 457 mil hectares, em 1985, para 389 mil hectares em 2021 – uma retração de 15%. Entre os vetores que levaram a essa perda de 68 mil hectares está a pressão do mercado imobiliário e o consequente avanço de infraestruturas urbanas (11%), a silvicultura (7,4%), as pastagens e mosaicos de agricultura e pecuária (10%).

“Essa perda é preocupante porque praias e dunas têm papel estratégico no controle da erosão costeira e preservação da biodiversidade”, explica César. “A praia e a duna normalmente protegem os manguezais das ações das ondas, criando um ambiente calmo, onde a lama pode ser depositada e colonizada pela vegetação de mangue”, detalha.

Os Lençóis Maranhenses e o Cordão Dunar do Rio Grande do Sul são as duas feições arenosas contíguas de maior extensão no Brasil. Juntos, eles respondem por 51% da extensão de praias e dunas do país. Porém não há areais e dunas apenas no litoral: segundo o MapBiomas, dos 10 municípios com maior extensão desse tipo de cobertura, dois ficam no interior do país – Pilão Arcado e Xique-Xique, ambos na Bahia. O município líder é Barreirinhas, no Maranhão.

*Com informações do site O Eco

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.