Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) se reuniram em uma carreta, na tarde deste sábado (1º), em Manaus. Os manifestantes percorreram as principais avenidas da capital em carros e motocicletas, fazendo “buzinaço”.
Durante o ato, eles demonstraram apoio ao presidente e homenagens ao Dia do Trabalhador. A concentração da carreata aconteceu às 15h, na Avenida das Torres. De lá, o grupo seguiu pela Avenida Ephigênio Salles, até a Avenida Coronel Teixeira, no complexo turístico da Ponta Negra.
Os apoiadores do presidente levavam bandeiras, cartazes e cantavam o hino nacional. Além de manifestarem apoio a Bolsonaro, eles se posicionaram contra medidas restritivas contra a Covid, como o fechamento do comércio.
A Polícia Militar e agentes do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (Immu) acompanharam a manifestação.
Assim como nas manifestações em todo o Brasil neste dia 1º, a carreata em Manaus se denomina “Eu Autorizo, presidente”, em resposta às declarações de Jair Bolsonaro na semana passada, em entrevista a Sikêra Jr., em Manaus, de que espera uma sinalização da população para que ele use as Forças Armadas contra as medidas de restrição de circulação que alguns governadores e prefeitos tomaram para tentar controlar a pandemia.
Organizada pelo grupo Direita Amazonas, a carreata tem como traje o verde e amarelo. A maioria dos apoiadores carregava balões na mesma cor e vestia camisetas pedindo a reeleição de Jair Bolsonaro em 2022.
Participante ativo
O coronel Alfredo Menezes (Patriota) esteve participando do movimento. Para ele, o evento foi um sucesso e mostra a força da classe trabalhadora amazonense, principalmente, as pessoas que tiveram seus sustento comprometidos devido ao lockdown e também para apoiar Bolsonaro que vem sofrendo inúmeros ataques políticos.
“É um movimento pacífico e nacional que contou com a participação de vários representantes da Direita em nosso Estado e de pessoas que apoiam o governo Bolsonaro. Além de Manaus, outras cidades do interior também realizaram carreatas e motociatas. Todos com segurança para evitarmos aglomerações. Nosso objetivo é demonstrar total e irrestrito apoio ao presidente”, declarou Menezes que é a principal liderança política e representante de Bolsonaro no Amazonas.
Menezes destacou ainda que Bolsonaro, durante as eleições de 2018, obteve mais de 60% dos votos válidos do Estado.