*Franciane Silva – Da Redação Dia a Dia Notícia
Na manhã desta quinta-feira (31), manifestantes fecharam um trecho da BR-319, mais precisamente próximo à travessia do rio Curuçá, onde houve desabamento de uma ponte em setembro de 2022. Em vídeos que circulam pelas redes sociais, manifestantes pedem melhorias na travessia que atualmente é feita por balsas.
“Está acontecendo aqui uma manifestação, na BR-319, tá fechada, acabaram de fechar. Pessoal reivindicando melhoria na travessia do rio Curuçá”, diz uma pessoa presenta no local.
Várias pessoas já se encontram no local e impendem a passagem de qualquer tipo de veículo pelo trecho interditado na BR-319.
Em setembro de 2022, ponte que havia sobre o rio Curuçá desabou e cinco pessoas morreram. Após o desabamento, a travessia pelo rio passou a ser realizada por balsas.
No ínicio deste mês, quase dez meses depois do incidente, foram iniciadas as obras para construção de uma nova ponte no local. De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit), as obras estão na fase de fundação da nova ponte, com a execução de cravação das camisas metálicas, onde será executada a montagem das armaduras, para depois colocarem as estacas de fundação.
Além da ponte sobre o Rio Curuçá, a ponte Autaz Mirim desmoronou dez dias depois. Dnit informou que os projetos e obras da ponte Autaz Mirim já estão contratados e a empresa já está mobilizada com canteiro de obras no local.