*Da Redação – Dia a Dia Notícia
A maioria dos juízes do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM) votou em sessão, nesta terça-feira (12), a favor da cassação do mandato do deputado federal Silas Câmara. Segundo investigações do Ministério Público Eleitoral (MPE-AM), o parlamentar é acusado de arrecadar e gastar recursos ilegalmente por meio do fretamento de aeronave durante o período de campanha para reeleição em 2022.
O desembargador Pedro de Araújo Ribeiro, relator do processo, declarou após a votação que o pedido de procuração era válido, “com a consequente cassação do diploma” e anulação dos votos do deputado.
Além disso, o juiz determinou o recálculo do eleitorado e do quociente partidário, o que invalidou os votos dos deputados. Durante o julgamento, a juíza e vice-presidente do TRE-AM, Carla Reis, acompanhou o voto do relator.
Pouco depois, o juiz Marcelo Vieira pediu reconsideração para analisar o caso. No entanto, os juízes Marcelo Soares e Fabricio Flota Marquez votaram a favor da continuação da cassação de Silas Câmara.
O julgamento não acabou. A sessão precisou ser suspensa e ainda faltam 3 votos.