*Da Redação Dia a Dia Notícia
Segundo o governador do Amazonas, Wilson Lima, a cidade de Manaus vai ser sede do 26º Fórum de Governadores da Amazônia Legal, com previsão para o segundo semestre de 2023.
Assim deve focar debates no protagonismo que a população local deve ter nas discussões nacionais e internacionais sobre a região.
“A gente tem uma janela muito importante porque o mundo hoje fala sobre a Amazônia, o mundo hoje fala sobre meio ambiente, a vinda da COP para o Brasil, em Belém, é um sinal muito importante do mundo e não tem como a população da Amazônia não ser protagonista nesse processo”, afirmou Lima.
O Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal é uma iniciativa conjunta dos governadores dos nove estados que compõem a Amazônia Legal.
Ele possui personalidade jurídica desde 2019 para criar e impulsionar o desenvolvimento sustentável com base em políticas e estratégias comuns.
Ainda de acordo com o governador do Amazonas, em sua fala no 25º Fórum dos Governadores da Amazônia Legal (em Cuiabá, MT), após anúncio de que será o anfitrião do próximo encontro, é preciso que as discussões sobre preservação da região amazônica considerem o sustento das populações que a habitam, provendo condições de subsistência a partir da geração de empregos, de acesso à água potável e à conexão de internet.
Ao final do encontro, o Consórcio da Amazônia Legal decidiu pela criação de uma Frente Parlamentar Mista para a Defesa da Amazônia, que deverá reunir deputados e senadores para reforçar as discussões de temas comuns importantes para o desenvolvimento e preservação da região.