*Da Redação Dia a Dia Notícia
As centrais sindicais e movimentos nacionais realizarão neste sábado (29) atos em todo Brasil e tem como principal pauta o impeachment do presidente da República, Jair Bolsonaro. Em Manaus, o ato presencial acontecerá às 15h na Praça da Saudade e contará com mobilização on-line para aqueles que não forem presencialmente. Os manifestantes defendem pautas como a vacinação em massa no Amazonas, a Defesa da Zona Franca e são contra os cortes na educação.
Segundo o presidente da União Estadual do Estudantes do Amazonas (UEE-AM), João Victor Barros, é preciso que a indignação da população seja ouvida pelos governantes.
“Nós compreendemos o momento em que o Amazonas vive, inclusive estivemos nas diversas mobilizações contra retrocessos nesse período, mas os ataques do Governo Federal ao Amazonas se intensificam e ameaçam a economia, a educação e a vida da população amazonense”, disse João Victor.
A organização do evento criou uma comissão de saúde que fará a distribuição de máscaras PFF2, álcool em gel ao longo do trajeto e garantirá o distanciamento entre os manifestantes. Na internet, será feito o uso de tags e do aplicativo Manif.app que simula de forma on-line a participação das pessoas em manifestações.
O ato conta com a participação da União Estadual dos Estudantes do Amazonas (UEE-AM) União Nacional dos Estudantes (UNE), União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), Associação Nacional de Pós-Graduandos (Anpg) Frente Brasil Popular, Frente Povo Sem Medo, Associação dos Docentes da Ufam (Adua), Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Amazonas (Sinteam), CSP Conlutas-AM, CTB, CUT, Movimento Nacional de Lutas por Moradia, Sindicato dos Petroleiros, PCdoB, PT, PDT, Psol, Rede, Pstu.