Search
booked.net
Search
Close this search box.

“Manaus tem que ser o novo Vale do Silício”, diz Flávio Bolsonaro ao ironizar ZFM

Foto: Reprodução

*Da Redação Dia a Dia Notícia

O senador Flávio Bolsonaro (PL), filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, criticou as vantagens comparativas da Zona Franca de Manaus (ZFM), mantidas na Reforma Tributária aprovada na terça-feira (7) na CCJ do Senado.

A crítica ao modelo de desenvolvimento amazonense aconteceu após o senador Eduardo Braga (MDB), relator da reforma, rejeitar uma emenda de Flávio.

“Manaus tem que ser o novo Vale do Silício, e o resto do Brasil uma Argentina, já que as indústrias de todo o País vão para a Zona Franca de Manaus por causa do custo baixo de produção ou serão incentivadas a adquirir matérias-primas no Amazonas”, reagiu. 

No passado, o governo Bolsonaro zerou o Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) no restante do país, colocado a ZFM no mesmo patamar que outros Estados do país que possuem melhor infraestrutura.

O ex-presidente em sua gestão reduziu o IPI em 35% e também zerou o IPI do polo de refrigerantes. As medidas feriram de morte a ZFM, cuja fonte de incentivo é a renúncia fiscal de impostos federais como o IPI.

Ao zerar e reduzir o IPI, o Governo Bolsonaro tornou inviável a operação de empresas multinacionais na região, como LG, Samsung e Moto Honda. Na prática, a medida colocou, no mesmo patamar, o Amazonas, por exemplo, a Estados como São Paulo e Minas Gerais, que possuem infraestrutura melhor, além de ignorar desigualdades regionais.

A bancada federal do Amazonas no Congresso Nacional reagiu e conseguiu derrubar o decreto no Supremo Tribunal Federal (STF), após o partido Solidariedade ingressar com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI).

*Com informações da Revista Cenarium

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.