Manaus alcançou, neste fim de semana, a marca de 60% da população totalmente imunizada contra a Covid-19. Os dados são do vacinômetro da prefeitura da capital e levam em consideração quem tomou as duas doses da vacina ou a dose única da Janssen.
A capital do estado tem uma população estimada em 2.219.580 pessoas. Dessas, segundo o levantamento da prefeitura, 1.334.018 já receberam as duas doses do imunizante ou a dose da Johnson & Johnson.
Já em relação ao Amazonas, a situação é um pouco mais complicada. O estado tem uma população total estimada de 4.207.714 habitantes. Desses, apenas 50,8% estão com o esquema vacinal completo.
Para o infectologista Nelson Barbosa o número ainda não é o ideal. Ele citou o exemplo da Europa, para mostrar que mesmo com a vacinação avançando é preciso manter os cuidados com a pandemia.
“Ainda não é o ideal. O Brasil e o Amazonas tem que aprender com os exemplos que vem da Europa. Lá em Portugal já havia 90% da população vacinada com a segunda dose ou com a dose única, e eles relaxaram no uso da máscara e no distanciamento. Olha o que está acontecendo, a pandemia está voltando”, alertou o médico.
*Com informações do G1