Search
booked.net
Search
Close this search box.

Manaus registra uma morte a cada dois dias por acidente de trânsito

Imagem ilustrativa

*Lane Gusmão – Dia a Dia On-line

Em outubro, já foram registradas dez mortes por causa de acidente de trânsito em Manaus. O número de acidentes com vítimas fatais este ano já superou 2019. De janeiro a outubro do ano passado, foram registrados, 179 vítimas fatais, este ano, já são 180 – até o dia 26 de outubro.

Segundo dados da secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), os meses que registraram o maior número de vítimas fatais no trânsito foram setembro com 34 óbitos, maio com 22 e julho com 21 mortes. A maioria as mortes são de jovens em motocicletas.

No dia 02 de outubro, Kátia Regina Brito de Souza, de 39 anos, morreu em um acidente de trânsito na avenida Torquato Tapajós. O companheiro dela, um homem, de 23 anos, ficou ferido. Segundo informações da polícia militar, o casal estava em uma motocicleta que colidiu na traseira de um carro, modelo Nissan Kicks. Com o impacto, Kátia foi arremessada da garupa e, ao cair em via pública, foi atropelada por um ônibus articulado da linha 560.

No dia 08 de outubro, a adolescente Bruna Bianca Pimentel, 15 anos, morreu em um acidente de trânsito na Avenida Tambaqui, bairro Jorge Teixeira, zona Leste de Manaus. Segundo testemunhas, a adolescente pilotava uma motocicleta de placa jxe-30519 em alta velocidade, se desequilibrou ao avistar uma blitz, foi arremessada e bateu a cabeça no asfalto. Bruna morreu no local do acidente.

No dia 14 de outubro, Itajara de Souza Pantoja, de 26 anos, após a motocicleta em que ela estava ser atingida por um caminhão. O acidente de trânsito aconteceu na rua Bom Jesus, no bairro Zumbi dos Palmares, na Zona Leste de Manaus. Segundo testemunhas, Itajara parou a motocicleta para o veículo passar, a amiga dela com medo pulou da moto e o caminhão acabou atingindo Itajara, que não resistiu aos ferimentos e morreu a caminho do hospital.

5º País com mais mortes no trânsito

O último relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS) coloca o Brasil na quinta posição do ranking de países com mais mortes no trânsito, ficando atrás da Índia, China, EUA e Rússia, e seguido por Irã, México, Indonésia, África do Sul e Egito. Juntas, essas dez nações são responsáveis por 62% das mortes por acidente no trânsito.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, a cada dez atendimentos por acidente de trânsito realizados em hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS), oito são envolvendo motociclistas. Dados também mostram que os homens representaram 67,1% dos atendimentos nas unidades de saúde do País e as mulheres 50,1%. Os jovens estão no grupo mais acometido por esses acidentes.

Custos com atendimento por acidente de trânsito no AM

A secretaria estadual de saúde divulgou no mês passado que o governo gastou de janeiro a agosto deste ano R$ 1,6 milhão com internações, cirurgias e outros procedimentos para atender vítimas de acidentes de trânsito em hospitais da capital.

De acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde, no Hospital e Pronto-Socorro Dr. Aristóteles Platão Bezerra de Araújo, até agosto, foram 4.255 atendimentos de vítimas envolvidas em acidentes no trânsito, sendo 1.731 relacionados a motocicletas, 187 com carros, 212 por atropelamentos e 435 atendimentos que envolviam o trânsito. No HPS João Lúcio Pereira Machado, na zona Leste, foram atendidas 2.299 vítimas de acidentes de trânsito, desse total, 355 são de acidentes com carros e 1.711 com motos. Já no Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, 2.098 vítimas de trânsito foram atendidas na unidade.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.