Search
booked.net
Search
Close this search box.

Manaus registra uma média de 4 assaltos a ônibus por dia em 2020

*Lane Gusmão – Dia a Dia On-line

“Eu saio de casa apreensiva, olho pra todo mundo que sobe no ônibus. Eu costumo dizer é só quando desço do ônibus que eu sei que me livrei”, disse a estudante Bianca Gomes que foi vítima de assalto dentro do ônibus, na ocasião os bandidos fizeram um “arrastão” e levaram os celulares das vítimas. Segundo dados do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Amazonas (Sinetram), de janeiro a agosto deste ano, foram registrados 1.183 assaltos em ônibus do transporte coletivo em Manaus, resultando numa média de 4,8 assaltos por dia.

Pelos dados do Sinetram, o número é maior do que o registrado em todo o ano passado, em 2019, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), foram registrados 1,3 mil assaltos.

Na semana passada um idoso foi baleado durante um assalto no ônibus da linha 640, que liga a zona norte ao centro da cidade. Segundo a polícia, quatro pessoas participaram do roubo, eles anunciaram o assalto na Avenida Torquato Tapajós, por volta das 20h45, usando armas caseiras. Durante a ação, o idoso foi atingido na coxa. Os bandidos fugiram, a vítima foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhada ao Hospital e Pronto-Socorro Platão Araújo.

O Sinetram informou que tem atuado, juntamente com a Secretaria de Segurança Pública,  visando coibir os assaltos em ônibus do transporte coletivo.

“Em todos os casos, os colaboradores são orientados a registrar o Boletim de Ocorrência (BO), e as empresas fornecem as imagens das câmeras de segurança dos veículos, para que a polícia possa identificar e prender os criminosos”, informou a assessoria da órgão.

Ainda de acordo com o sindicato, a implantação de tecnologias como dos cartões Passa Fácil, que substitui o pagamento em dinheiro ao cobrador, fazem parte das medidas adotadas para reduzir esse tipo de crime.

Suspeitos de assalto

Uma operação policial apreendeu em Manaus, em agosto, dois adolescentes, de 14 e 16 anos, suspeitos de envolvimento em um grupo criminoso especializado em assaltos a ônibus do transporte público coletivo. Segundo a polícia, durante o período de 45 dias, o grupo realizou 60 assaltos aos ônibus da linha 560. A ação policial foi realizada no bairro Jorge Teixeira, Zona Leste de Manaus, pelo 30° Distrito Integrado de Polícia (DIP) e a Delegacia Especializada em Apuração de Atos Infracionais (DEAAI).

Segundo o titular do 30° DIP, delegado Torquato Mozer, com o registro de 60 boletins, a polícia conseguiu identificar o “modus operandi” (a forma de operar) dos assaltantes.

TAC

Em 2019, órgão de segurança pública e ligados ao serviço de transporte de passageiros em ônibus coletivos de Manaus assinaram, o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que elenca nove medidas de combate aos assaltos cometidos dentro dos ônibus de passageiros na capital. O TAC é uma união de esforços da 61a. Promotoria de Controle Externo da Atividade Policial (Proceap), onde atua o Promotor de Justiça, João Gaspar e da 81a. Promotoria de Defesa do Consumidor (Prodecon), da qual é titular a Promotora de Justiça Sheyla Andrade.

Na ocasião, a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas deu início à “operação catrata” com revista pessoal dentro do transporte coletivo, mais de 300 mil pessoas foram abordadas durante a operação.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.