Search
booked.net
Search
Close this search box.

Manaus registra queda de 33,9% em crimes contra crianças e adolescentes

*Franciane Silva – Da Redação Dia a Dia Notícia

Entre os meses de janeiro a outubro de 2021, a cidade de Manaus registrou 4.974 crimes tendo crianças e adolescentes como vítimas. Em levantamento realizado pelo Dia a Dia Notícia, foi constatado que o ano de 2021 apresenta queda de 33,9% entre os meses de janeiro a outubro se comparado ao mesmo período no ano de 2020, onde houve 7.525 crianças e adolescentes vítimas na cidade.

Os dados são os mais recentes disponibilizados pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM). Ao todo, no ano de 2020, foram registrados 8.845 crimes contra crianças e adolescentes, com percentual de 47,46% menor em comparação ao ano de 2019, no qual foram registrados 16.836 crimes.

Os crimes com maiores ocorrências registradas em 2021 são de roubo (941), furto (373), ameaça (366), estupro de vulnerável (357) e crimes de outras naturezas (366). Os dados se referem ao número de vítimas, em situação consumada, com intencionalidade dolosa e vítimas com faixa etária de 0 a 17 anos.

Em grande parte dos casos, o crime ocorre no círculo familiar da vítima, onde a maior parte dos agressores são pessoas da própria família da vítima como os pais, padrastos, madrastas, tios, namorados ou pessoas conhecidas da vítima. Muitas crianças e adolescentes que são vítimas de abusos ou outros crimes sofrem com as consequências que vão desde distúrbios emocionais, doenças sexualmente transmissíveis, gravidez não desejada e até mesmo a morte.

As denúncias contra crimes desta natureza podem ser realizadas na sede da Depca, localizada na avenida Via Láctea, no conjunto Morada do Sol, localizado no bairro Aleixo. Podem também ser feitas por meio do disque 100, do 190 e através do 181.

Casos

No dia 6 de dezembro, a Polícia Civil do Amazonas resgatou um menino de apenas 9 anos que era torturado pelo pai e pela madrasta. O caso ocorreu no bairro Gilberto Mestrinho, Zona Leste de Manaus.

Em depoimento à polícia, o pai contou que acorrentava a criança todas as noites pelo fato do menino urinar na cama da irmã mais nova e também tomar o iogurte dela.

De acordo com a Depca, o casal foi indiciado pelo crime de tortura, encaminhado para audiência de custódia na Central de Recebimento e Triagem (CRT) e ficando à disposição do Poder Judiciário.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.