Search
booked.net
Search
Close this search box.

Manaus registra aumento de 78% em acidentes de trânsito com vítimas fatais

*Lane Gusmão – Dia a Dia On-line

Nos sete primeiros meses do ano, Manaus registrou um aumento de 78% no número de acidentes de trânsito com vítimas fatais. Os dados são da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), de janeiro a julho deste ano, que registrou 107 acidentes com vítimas fatais. No mesmo período do ano passado, o número foi de 60 casos.

Na madrugada da última segunda-feira, dia 07, o motorista de transporte por aplicativo Adelson Brício, de 31 anos, e a companheira dele identificada como Rayane Gatto de Menezes morreram após o carro em que eles estavam colidir contra um poste na Avenida Mario Ipiranga, bairro Parque 10.

No dia seguinte,  terça-feira, dia 08, Getúlio Barbosa Nery, de 62 anos, morreu ao ter a Kombi atingida por um ônibus na Avenida Rodrigo Otávio, zona sul de Manaus. Com o impacto, o corpo do feirante chegou a ser arremessado para fora do veículo.

No bairro Zumbi, um homem morreu após ser atingido por um caminhão-‘guincho’, o motorista chegou a ser detido.

Seja por velocidade acima da permitida ou por conversões em locais proibidos, os motivos que levam a acidentes leves ou graves são diversos, só quem já perdeu alguém para o trânsito, sabe que em um piscar de olhos, tudo muda.

“Meu pai era mototáxi, já tinha terminado o serviço e estava voltando pra casa, o veículo que atingiu ele não foi identificado. Pra ele foi só uma conversão pra ganhar tempo no trânsito, pra mim, foi como perder o mundo”, disse Ryan Souza de 18 anos, o pai dele morreu em um acidente na Avenida Torquato Tapajós.

E não precisa  procurar muito pra encontrar infrações graves no trânsito em Manaus, elas vão de dirigir falando ao celular até direção arriscada com caminhões transportando carga sem segurança.

“Não sei do que eu tenho mais medo dos caminhões que parecem que vão virar ou dos motoqueiros que fazem retorno em qualquer lugar e invadem a pista contrária”, disse o auxiliar administrativo Jhonatan Soares.

Na Avenida Torquato Tapajós, os motoristas se arriscam em um retorno proibido, a passagem para a pista contrária já foi fechada com dentes de dragão, agora colocaram tubulações de concreto, ainda assim, para economizar tempo evitando os 500 metros de distância até a rotatória, muitos motoristas arriscam a si e a terceiros em um retorno improvisado.

Fiscalização

Segundo o Detran Amazonas, as fiscalizações são feitas diariamente e com punições. Só no feriado prolongado da semana da Pátria, 218 motoristas foram autuados por infrações de trânsito, 39 foram flagrados por embriaguez ao volante.

Legislação

Nesta semana, a Câmara dos Deputados pode votar mudanças propostas pelos senadores para o projeto que reformula o Código de Trânsito Brasileiro (PL 3267/19). A votação está prevista para a próxima quinta-feira, dia 17. Uma das mudanças torna infração grave punida com multa o ato de transportar ou manter embalagem não lacrada de bebida alcoólica no veículo em movimento, exceto no porta-malas ou no bagageiro.

Outra alteração mantém a pena de prisão hoje prevista na legislação para os casos de motorista embriagado que tenha provocado acidente grave. O texto aprovado em junho na Câmara previa substituição de pena.

Quanto ao uso da cadeirinha, o Senado propõe que o equipamento, que pode ser um assento de elevação (booster) ou uma cadeira especial presa ao assento, deverá ser adequado ao peso e à altura da criança.

 

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.