Search
booked.net
Search
Close this search box.

Manaus possui 35,6% de crianças em grupos considerados vulneráveis e que deveriam ter direito à creche priorizado

Foto: Reprodução

*Da Redação Dia a Dia Notícia 

Dados do Índice de Necessidade de Creche Estados e Capitais (INC) referente ao ano de 2023, aponta que a cidade Manaus possui 35,6% de crianças de 0 a 3 anos que estão em grupos considerados mais vulneráveis e deveriam ter o direito à creche priorizado. Já o percentual do Amazonas, englobando os demais municípios é de 42,7%. Em todo o país, são 4,5 milhões de crianças, representando 45,9%. O INC é uma ferramenta criada pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, em parceria com a Quantis, para apoiar o planejamento de políticas de acesso a creches.

Essas crianças vivem em famílias em situação de pobreza, monoparentais, em que o cuidador principal trabalha ou mesmo poderia trabalhar caso houvesse uma vaga na creche ou em famílias com crianças com deficiência.

A pesquisa traça um panorama, em todo o país, das condições sociais e econômicas das famílias e das crianças. O INC é calculado em cada estado e em cada capital.

Em relação aos 35,6% de Manaus, 12,9% representam crianças em situação de pobreza (POB); 3,9% são crianças de famílias monoparentais (MONO); 17,8% são crianças com mães/cuidadores economicamente ativos ou que se tornariam ativos se tivessem acesso a creche (MEA) e 1,0% representam crianças com algum tipo de dificuldade em exercer ao menos um dos domínios funcionais (DEF).

Às vésperas das eleições municipais deste ano, o índice se apresenta como uma importante ferramenta para a sociedade e também para gestores, que permite calcular a demanda potencial e orientar a expansão do número de vagas em creches, considerando as condições socioeconômicas das famílias.

Falta de vagas

Ter acesso à educação pública de qualidade é um direito garantido por lei, mas nem sempre disponível a todas as crianças, principalmente aquelas em idade de frequentar creches. Falta de vagas e de unidades públicas perto de casa são os principais motivos para os pequenos não estarem matriculados nessa modalidade de ensino. Este foi o tema de uma reportagem especial da Globonews, veiculada no início de setembro, que detalha os principais desafios das cidades brasileiras no contexto das eleições municipais de outubro.

A reportagem contou a história de duas mães que vivem na periferia de Manaus e não encontram creches para seus filhos pequenos. De acordo com a TV, Manaus é a capital com o terceiro menor percentual de crianças em creches, sendo de 16%, abaixo da média das capitais, que é de 38%.

Já o Ranking de Eficiência dos Municípios, elaborado pelo jornal Folha de S. Paulo, revela que mais de 90% dos pequenos de 0 a 3 anos não encontram vagas em unidades públicas municipais na capital do Amazonas.

Esses dados confrontam as informações que vêm sendo apresentadas pela gestão David Almeida (Avante), que afirma ter dobrado o número de vagas em creches em Manaus, de 5.104 para 10.200 vagas. Mas há algo de errado nessa matemática. Em 2020, o ex-prefeito Arthur Neto deixou a Prefeitura com 5.104 vagas na rede municipal, distribuídas em 20 creches públicas e quatro instituições privadas com as quais o município firmou convênio.

A última das 19 creches entregues pelo ex-prefeito Arthur Neto, no dia 30 de dezembro de 2020, foi a Magnólia Pessoa Figueiredo, no Tarumã, Zona Oeste. Apesar de ter sigo entregue, a creche ficou parada e foi reinaugurada por David Almeida em março de 2022. Além desta unidade, a atual gestão entregou cinco creches, cada uma com capacidade para atender cerca de 200 crianças. Ou seja: com seis creches, no máximo foram abertas 1.200 vagas em Manaus.

Além dessas unidades, a gestão David Almeida assinou convênio com o Sesi para ofertar 1.000 vagas na educação infantil. Desse total, 750 seriam direcionadas a crianças em idade de creche. Fazendo as contas, a atual gestão da Prefeitura de Manaus criou 1.950 vagas em creches. Somadas as 5.104 que já existiam no início do atual governo, o número chegaria no máximo a 7.054 vagas, bem abaixo do que David Almeida diz ter entregue.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.