*Da Redação Dia a Dia Notícia
Manaus está entre as capitais que passam a integrar, a partir desta segunda-feira, 26, o Programa Gás do Povo, iniciativa do Governo Federal que amplia o acesso ao vale-gás em todo o país. Na nova fase da política pública, cerca de 950 mil novas famílias serão beneficiadas, podendo recarregar gratuitamente o botijão de gás de cozinha de 13 kg (GLP) em mais de 10 mil revendedoras credenciadas. O programa tem como objetivo aliviar o orçamento das famílias mais pobres e permitir que o valor economizado seja destinado à compra de alimentos ou a outras necessidades básicas.
As 17 capitais que ficaram fora da primeira etapa, em novembro, foram incluídas agora, entre elas Aracaju (SE), Boa Vista (RR), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), João Pessoa (PB), Macapá (AP), Maceió (AL), Manaus (AM), Palmas (TO), Porto Velho (RO), Rio Branco (AC), Rio de Janeiro (RJ), São Luís (MA) e Vitória (ES).
Em menos de dois meses, o programa já credenciou 10 mil pontos de troca, proporcional a uma em cada seis revendas de GLP do Brasil. Com isso, a maioria das famílias terá uma revenda a até 2 km de casa, garantindo eficiência logística e ampliando o acesso ao benefício.
A previsão é que o Gás do Povo esteja em pleno funcionamento até março, atendendo 15 milhões de famílias (cerca de 50 milhões de pessoas) nos 5.571 municípios brasileiros. A iniciativa envolve os ministérios do Desenvolvimento e Assistência Social, de Minas e Energia e a Caixa.
O ministro Wellington Dias ressaltou o impacto social do programa: “O benefício alivia o orçamento das famílias mais pobres, que podem usar esse dinheiro para comprar alimentos ou suprir outras necessidades básicas”.
Quem tem direito ao benefício
Para obter o direito ao programa, a família deve ser beneficiária do Bolsa Família com pelo menos duas pessoas, ter renda per capita de até meio salário-mínimo e manter seu Cadastro Único (CadUnico) atualizado nos últimos 24 meses. Além disso, é essencial que o CPF do Responsável Familiar esteja regular, e que o cadastro não apresente pendências como Averiguação Cadastral ou indício de óbito.
