*Da Redação do Dia a Dia Notícia
A Federação Amazonense de Futebol (FAF) confirmou a Arena da Amazônia como uma das sedes da Copa de Futebol Feminino em 2027. Com o firme apoio do governador Wilson Lima, as iniciativas visaram destacar Manaus como ponto focal de um dos mais destacados eventos esportivos internacionais. As negociações aconteciam desde janeiro de 2023.
O anúncio da participação do Amazonas na principal competição feminina de futebol foi feito pelo presidente da FIFA, Gianni Infantinonesta, em Bangkok, na Tailândia, na manhã desta sexta-feira (17). O comunicado é fruto da forte articulação do presidente da FAF, Ednailson Rozenha, com diretoria da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Desde o início de sua gestão, em 2023, Rozenha vem trabalhando para mostrar a força do futebol amazonense e transformar o estado em palco de grandes eventos esportivos. “A FAF sempre acreditou na capacidade do Amazonas ser o polo de grandes campeonatos esportivos. E, dessa vez, foi a própria FIFA, que reconheceu nossa competência colocando Manaus entre as 10 capitais que vão receber as melhores seleções de futebol feminino do mundo”, disse Rozenha.
Em setembro de 2023, Manaus recebeu a visita de uma comitiva da CBF. Os membros da confederação conferiram de perto a estrutura da Arena da Amazônia como vestiários e gramado. A partir de então, o Amazonas mostrou que está comprometido com a organização de eventos com a magnitude de uma copa do mundo. Foram meses de conversas e acertos dos detalhes para transformar Manaus em palco do futebol feminino. “Estamos prontos. Já provamos que Manaus pode ser a melhor anfitriã para a grande festa proporcionada pelo futebol”, garante o dirigente da FAF.
A confirmação da vinda de grandes seleções de futebol feminino para disputas na Arena da Amazônia foi comemorada como o resultado do esforço dos dirigentes da federação amazonense. “Que honra ser amazônida, que honra fazer futebol no Amazonas, estamos prontos para fazer história, nós somos a história”, comemorou Rozenha.