*Da Redação – Dia a Dia On-line
A capital amazonense ganhou, nesta segunda-feira, 14, uma data para comemorar as contribuições do maestro André Coelho Matos, um dos gêneros musicais que mais crescem no mundo todo. Trata-se do Dia Municipal do Heavy Metal, a ser celebrado em 8 de junho, data de falecimento do cantor.
A data foi instituída a partir de sanção pelo prefeito Arthur Virgílio Neto e publicação da Lei nº 2.675 no Diário Oficial do Município (DOM) de ontem.
André Matos foi um cantor, compositor, maestro, produtor e pianista brasileiro, conhecido por ter sido vocalista das bandas Viper, Angra e Shaman. O artista vendeu mundialmente milhões de cópias durante a sua carreira.
Um homem de muitos talentos, André falava seis línguas estrangeiras: inglês, espanhol, italiano, francês, alemão e sueco. Ele faleceu em 2019, por conta de um infarto fulminante, aos 47 anos.
O Projeto de Lei (PL) nº 182/2020, que deu origem à Lei aprovada, é de autoria do vereador Márisson Roger (Progressista). A proposta foi aprovada por unanimidade na Câmara Municipal de Manaus (CMM).
Segundo o vereador, há uma petição de fãs do cantor publicada na internet solicitando a homenagem em âmbito nacional, que já conta com mais de 42 mil assinaturas. Outros lugares no Brasil, como a cidade de São Paulo e o Estado do Paraná também já contam com a data oficial nos seus calendários.