*Da Redação do Dia a Dia Notícia
A capital do Amazonas, que tem o prefeito David Almeida (Avante) como gestor, está entre as 500 cidades piores do País — em um ranking que avaliou 5.276 municípios. Divulgado nesta semana, a pesquisa aponta que Manaus encontra-se na 4.778° posição, de acordo com a ferramenta criada pelo jornal Folha de São Paulo, em conjunto com o Datafolha. A ferramenta permite consultar quais prefeituras do Brasil entregam mais serviços básicos à população usando menor volume de recursos financeiros.
Manaus ficou na faixa de pouca eficiência em educação e saúde. E na faixa de ineficiente em receita.
O REM-F (Ranking de Eficiência dos Municípios – Folha ) leva em contato o atendimento das prefeituras nas áreas de saúde , educação e saneamento, tendo como determinante no cálculo de eficiência da gestão a receita per capita de cada cidade.
O levantamento cobre 5.276 municípios, ou 95% do total, e se utiliza dos dados públicos mais recentes para uma base dessa dimensão. Para 292 cidades, não havia informações consistentes, e elas ficaram de fora.
A ferramenta parte de uma escala de 0 a 1, em que o pior município atinge 0,220 e o melhor, 0,769. O trabalho revela que apenas 163 municípios (3% do total) podem ser considerados “eficientes”. Outros 3.591 (68%) apresentam “alguma eficiência”, enquanto 1.450 (27,5%) apresentam “pouca eficiência”; e outros 72 (1,3%) são “ineficientes”.
Na média nacional, 71,2% das cidades são consideradas “eficientes” ou com “alguma eficiência”. O resultado do ranking não contrasta muito com a avaliação que a população faz dos prefeitos atuais. Segundo pesquisa Datafolha, 46% dos brasileiros os consideram ótimos/bons; e 32%, regulares —somando 78% nestas categorias.
Para consultar a situação de cada município e os seus principais indicadores, basta entrar no site do REM-F e digitar o nome da cidade a ser pesquisada. Também é possível fazer comparações entre municípios e consultar o ranking por estado ou por cidades com população equivalente.
Manaus é a capital mais populosa da Região Norte do País, de acordo com o Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A população da capital do Amazonas superou os 2 milhões, um crescimento de 14,51% na comparação com o Censo 2010, que a população da cidade era de 1,8 milhões.