Search
booked.net
Search
Close this search box.

Manaus faz homenagem às vítimas da Covid-19 no Brasil nesta sexta-feira (25)

*Da redação Dia a Dia Notícia

Integrantes de movimentos sociais, estudantis e entidades representativas da classe trabalhadora realizarão um ato simbólico será realizado em Manaus, nesta sexta-feira (25), em memória das mais de 500 mil vítimas da Covid-19 no Brasil.  A homenagem acontece às 17h na Praça da Saudade

O coordenador da Frente Brasil Popular, Yann Evanovick explica que a ação faz parte das mobilizações que acontecem em todo país e é um contra ponto a vinda do presidente da república, Jair Bolsonaro, a Manaus.

“Vamos acender 500 velas para lembrar, simbolicamente, esse meio milhão de vidas perdidas para a doença” diz Yan Evanovick, coordenador da Frente Brasil Popular no Amazonas e um dos organizadores do ato de hoje. Ele enfatiza que a homenagem faz parte da agenda de mobilizações nacionais que vêm ocorrendo em todo o país contra a negligência do governo federal no combate à pandemia, e que serve como contraponto à vinda de Jair Bolsonaro a Manaus, no próximo domingo.

Entre os participantes do ato desta sexta, o presidente do Sindicato dos Servidores da Justiça do Trabalho e Justiça Federal (SitraAM/RR), Luiz Cláudio Correa, destaca que Manaus não pode esquecer que esteve no epicentro das duas grandes ondas da Covid-19 no Brasil e confirma um próximo ato no dia 24 de julho na capital amazonense.

“Foram mais de 13,2 mil vidas perdidas e milhares de famílias despedaçadas. Não podemos deixar que isso caia no esquecimento”, ressalta, lembrando que o ato de hoje também serve como chamamento a um grande protesto marcado para o dia 24 de julho em todo o país.

A mobilização é coordenada pelas frentes Brasil Popular (FBP) e Povo Sem Medo (FPSM), além de movimentos sociais e centrais sindicais. Eles pedem o impeachment de Bolsonaro, vacinas para todos, auxílio emergencial de R$600 até o fim da pandemia, mais verbas para a educação, e lutam contra a privatização do patrimônio público, a Reforma Administrativa (PEC 32) e os ataques à Zona Franca de Manaus.

O Brasil ultrapassou no último sábado (19), a marca de 500 mil mortos pela Covid-19 e é o segundo país no mundo com o maior número de vítimas da Covid-19, atrás apenas dos Estados Unidos, que registram 601.574 mortes, segundo dados da Universidade Johns Hopkins.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.