*Da Redação do Dia a Dia Notícia
Um relatório inédito sobre o Índice de Progresso Social (IPS), foi publicado na última semana, em todas as cidades do Brasil. Esse índice mede a qualidade de vida da população em 5.700 municípios do país, destacando aspectos que vão além do simples investimento financeiro nas cidades. Colocando Manaus na 19ª posição como as melhores capitais para se viver.
O IPS é uma metodologia internacional que avalia a qualidade de vida com base em três dimensões principais: necessidades humanas básicas, fundamentos para o bem-estar e oportunidades. Cada uma dessas dimensões é composta por quatro componentes que, juntos, formam a média final do índice. O diferencial do IPS é que ele não considera o quanto o município está investindo, mas sim os resultados finais em termos de qualidade de vida da população.
Segundo o relatório, Manaus ocupou a 19ª posição entre as capitais brasileiras. A análise da arquiteta e urbanista Melissa Toledo revela insights importantes sobre essa classificação. Para ela, o planejamento urbano é um fator crucial que influencia diretamente a qualidade de vida nas cidades. Municípios que foram cuidadosamente planejados, como Brasília (Distrito Federal), Goiânia e alguns de São Paulo, tendem a ter melhores índices de progresso social.
“Quando falamos de qualidade de vida, estamos nos referindo a uma série de melhorias urbanas, como infraestrutura, habitação, mobilidade, segurança, equidade de moradia, espaços públicos de qualidade e prevenção de desastres naturais”, explica Melissa Toledo. Ela argumenta que o planejamento urbano pode impactar positivamente esses aspectos, desde o zoneamento até a infraestrutura e o deslocamento.