*Da Redação Dia a Dia Notícia
A cidade de Manaus foi escolhida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) como uma das sete cidades do país para integrar o estudo de avaliação da incorporação de uma injeção semestral de prevenção ao HIV no Sistema Único de Saúde (SUS). A informação foi confirmada pela Fiocruz na última sexta-feira, 16, e o fármaco utilizado será o ‘lenacapavir’, da farmacêutica Gilead Sciences. Além da de Manaus, o estudo também será realizado em São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Florianópolis, Campinas (SP) e Nova Iguaçu (RJ).
O uso do lenacapavir como profilaxia pré-exposição (PrEP) contra o HIV-1 tem alta eficácia e foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na última segunda-feira, 12. O medicamento deve ser aplicado por via subcutânea a cada seis meses.
A Fiocruz informou que as doses já estão disponíveis, mas o início das aplicações, dependem da chegada ao Brasil de agulhas específicas.
De acordo com levantamentos, em 2025, do total de 1.298 casos de HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana) em adultos registrados em Manaus, 66,79% (867) foram notificados entre pessoas com idade de 20 a 39 anos, com 75,4% dos casos entre a população masculina. Os dados também apontam 183 óbitos por Aids e 130 gestantes com HIV cadastradas para atendimento nos quatro Serviços de Atenção Especializada (SAEs).
