*Da Redação Dia a Dia Notícia
O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) apontou que em 2024, Manaus foi a cidade brasileira que mais emitiu alertas de desastres naturais. A capital amazonense é líder do ranking, com 50 alertas emitidos, seguida por Belo Horizonte e São Paulo, ambas com 41 alertas.
De acordo com o Cemaden, Manaus ocupa a oitava posição no ranking de municípios com maior número de ocorrências de desastres naturais, com 19 incidentes registrados, a maioria de origem hidrológica, como enchentes e enxurradas, seguidos pelos deslizamentos em áreas urbanas vulneráveis.
A situação é agravada com as chuvas intensas típicas deste período, sendo reflexo do crescimento urbano desordenado, levando muitas famílias a se estabelecerem em áreas de risco por falta de opções.
No último fim de semana, um deslizamento de barranco deixou duas casas destruídas na rua Senador Fábio Lucena, localizada no bairro Mauazinho, zona Leste de Manaus, devido a forte chuva. Não houve feridos.
No dia 9 de janeiro, moradores da região realizaram uma manifestação para cobrar providências à Prefeitura de manaus. Na ocasião, eles afirmaram conviver com constantes deslizamentos no local há pelo menos três anos.