*Da Redação Dia a Dia Notícia
Nesta segunda-feira (12), Manaus amanheceu novamente encoberta por fumaça e a qualidade do ar é classificada como ‘muito ruim’, pelo Sistema Eletrônico de Vigilância Ambiental (SelvaApp), da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). A situação é causada pelas queimadas que atingem a região.
A capital entrou em estado de mobilização após a densa camada de fumaça encobrir o céu da cidade pelo terceiro dia consecutivo. A mudança de ‘status’ permite realizar alterações na estrutura de atenção interna da prefeitura de Manaus e a criação de um Comitê de Combate às queimadas.
Desde o último sábado (10), Manaus está sofrendo com a forte ‘neblina’, que alcança níveis de poluição do ar considera muito ruim em algumas zonas da cidade.
Até o momento, Manaus não contabilizou nenhum registro de queimadas, na última semana, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). No entanto, municípios da região metropolitana registraram 29 incêndios, sendo eles: Manacapuru (9), Autazes (8), Careiro (5), Careiro da Várzea (5), Itacoatiara (2) e Manaquiri (1).