*Da Redação Dia a Dia Notícia
A vacinação contra a gripe será ampliada para toda a população em Manaus a partir de 25 de novembro. Até lá, a campanha permanece destinada apenas a grupos prioritários, como crianças, idosos, gestantes, puérperas, indígenas e profissionais de saúde, seguindo as orientações da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).
A Semsa informou que, até esta quinta-feira (14/11), a cobertura vacinal contra a influenza em Manaus é de 35,39%, bem abaixo da meta de 90%.
A vacina contra a influenza trivalente está disponível em mais de 160 salas de vacinação gerenciadas pela secretaria, espalhadas por todas as zonas de Manaus.
Conforme o órgão, há unidades com horário ampliado, funcionando até às 20h, de segunda a sexta-feira, e das 8h às 12h, além da Clínica da Família Carmen Nicolau, na zona Norte, que atende também nos sábados, domingos e feriados.
Os vacinados devem levar documento oficial de identidade, CPF e Cartão Nacional de Saúde (CNS), e a pasta lembra que a vacinação para os grupos prioritários continuará até o dia 22 de novembro.
Grupos prioritários incluem:
- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos
- Gestantes e puérperas
- Idosos
- Indígenas
- Pessoas com deficiência permanente
- Forças de segurança e salvamento
- Integrantes das Forças Armadas
- Professores do ensino básico ao superior
- Caminhoneiros
- População em situação de rua
- Trabalhadores portuários, da saúde e do transporte coletivo
- Adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas
- Funcionários do sistema penitenciário
- Pessoas privadas de liberdade
- Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais