*Da Redação do Dia a Dia Notícia
Manaus amanheceu nesta quarta-feira (30) com uma densa camada de fumaça, que impacta a qualidade do ar em diversos bairros da capital. De acordo com o Sistema Eletrônico de Vigilância Ambiental (Selva), da Universidade Estadual do Amazonas (UEA), a situação é considerada “ruim” em várias áreas da cidade, alertando para os riscos à saúde da população.
As medições indicam níveis elevados de poluentes, especialmente partículas finas originadas da queima de biomassa, um fenômeno que se intensifica durante o período de estiagem e as queimadas. Essas partículas podem causar sérios problemas respiratórios e agravar condições pré-existentes, como asma e bronquite.
O aumento da fumaça nos últimos dias é atribuído à prática de queimadas ilegais e à falta de um controle mais rigoroso das atividades de desmatamento. Ambientalistas e especialistas em saúde pública ressaltam a importância de ações imediatas por parte das autoridades para mitigar os efeitos da poluição do ar.
Em resposta à situação, o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) emitiu um alerta, recomendando que a população evite atividades ao ar livre, especialmente para grupos vulneráveis, como crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias. A orientação é para que os cidadãos permaneçam em ambientes fechados e utilizem máscaras quando necessário.