*Franciane Silva – Da Redação Dia a Dia Notícia
O bailarino manauara Leandro Junio irá integrar a comissão de frente da escola de samba Acadêmicos do Tucuruvi no carnaval de São Paulo em 2025. Em entrevista ao Dia a Dia Notícia, o artista que é um dos representantes da região Norte no sambódromo do Anhembi, falou sobre o privilégio de fazer parte de um evento tão grandioso. Em 2025, a Acadêmicos do Tucuruvi traz o enredo “Assojaba – A Busca Pelo Manto”, com a história da procura pelo manto Tupinambá com valor artístico e religioso para a cultura indígena brasileira.
Leandro Junio recebeu convite do coreógrafo Renan Banov que o conheceu por meio das redes sociais e o convidou para fazer parte da comissão de frente da escola de samba.

“Para mim, é um privilégio enorme! Tendo em vista que não são todos os artistas que tem a oportunidade de vivenciar isso. Exergo isso como a chance de tornar cada vez mais frequente a presença de talentos nortistas em trabalhos de grande visibilidade como o carnaval de SP e tantos outros lugares. Me sinto realizado!”, afirmou.
O bailarino contou sobre o processo de preparação para o desfile, com ensaios e preparo físico com fisioterapeuta, pois a apresentação requer grande esforço físico e com várias horas de ensaio antes do grande dia.
“Tem a parte onde nos preparamos espirutualmente e energicamente, para que possamos transmitir a verdade sobre o tema, vivência com descendentes dos povos Tupinambás, para entender e termos orientações de pessoas que de fato vivem toda a história na pele. Tem sido um processo lindo, forte e muito enriquecedor!”.

Visibilidade
Na percepção de Leandro Junio, cada vez mais artistas da região Norte do país estão conquistando espaço e ganhando mais reconhecimento por meio da arte.
“Na comissão de frente, além de mim, temos outro integrante natural do Acre. Além de todos os outros manauaras e parintinenses que a escola contrata para trabalhar em outras alas e que possuem um papel fundamental”.
Além disso, o bailarinho afirma que a presença de nortistas no Carnaval de São Paulo pode ajudar a fortalecer a indetidade cultural da região.
“O Norte é potente e tem conquistado lugares e mais espaços todos os dias! […] As portas estão se abrindo para que possamos levar nossa cultura onde quer que seja. Costumo dizer que quando um de nós vence, todos vencemos juntos”.
Desfile e enredo
O artista afirma que a Acadêmicos do Tucuruvi tem dado toda a assistência necessária para que o melhor seja levado para a avenida, além de todo o trabalho feito em conjunto.
“É um trabalho em conjunto! É importante enfatizar que nada é feito de forma individual”.

Sobre o enredo deste ano, o bailarino aponta que há diálogo diretamente com a história de luta e força dos povos Tupinambás.
“Falar sobre ASSOJABA – A Busca Pelo Manto, é falar sobre uma memória e história do nosso Brasil, é algo que pertence a nós, que infelizmente nos foi tomado, e nós devemos dar voz aos povos Tupinambás, ir em busca do nosso manto sagrado”, finalizou.
A Acadêmicos do Tucuruvi entra na avenida neste sábado, 1º de março.
Sobre o artista
Leandro Junio é bailarino, natural de Manaus, Amazonas, e atualmente mora em São Paulo, onde estuda Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Sorocaba.

Iniciou seus estudos na dança com apenas 13 anos de idade na Cia Ballet da Barra, por meio de um projeto da zona Leste da Capital Amazonense. Desde então, já passou pela mão de diversos profissionais da cidade que o lapidaram e colaboraram com sua formação artística.