*Da Redação do Dia a Dia Notícia
Mais um suspeito, identificado como Tiago Elias de Paula Barroso, foi preso nesta quinta-feira, 25/7, por envolvimento no desvio de medicamentos e insumos hospitalares de hospitais e maternidades de Manaus. O suspeito foi preso pela Polícia Civil do Rio de Janeiro (PC-RJ).
O suspeito era funcionário de uma maternidade pública do Amazonas e teria fugido logo após o início da 1ª fase da “Operação Corsário”. Tiago estava escondido no município de Barra de São João, na região dos lagos, Estado do Rio de Janeiro.
Esta é a segunda fase da operação, que já havia prendido outras três pessoas em abril deste ano. Segundo as investigações, o grupo desviou mais de R$ 1 milhão em medicamentos que deveriam chegar às unidades de saúde do Estado.
A denúncia foi realizada pela própria Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), que acionou a polícia ao perceber que a lista de medicamentos não estava sendo oferecida à população nas unidades de saúde.
Tiago deverá ser recambiado para Manaus para responder pelos delitos cometidos.
Outros envolvidos
Dois funcionários de hospitais públicos da rede estadual de saúde do Amazonas já haviam sido presos por esquema de desvio de medicamentos e produtos hospitalares durante a “Operação Corsário 2” realizada na terça-feira, 23/7, em Manaus.
A polícia informou que eles eram funcionários de um hospital na zona Sul de Manaus e de uma maternidade. Durante a operação, foram cumpridos dois mandados de prisão preventiva e outros quatro mandados de busca.
Os envolvidos foram afastados de suas respectivas funções públicas.