*Da Redação Dia a Dia Notícia
Duas casas desabaram na manhã desta sexta-feira (4) na rua Fábio Lucena, no bairro Mauazinho, zona Leste de Manaus. Vídeos registrados por moradores mostram o momento do deslizamento de terra que causou a destruição das residências e o rompimento da rede de abastecimento de água da região.
Nas imagens, é possível ver o desespero das famílias enquanto as estruturas desmoronam. A força do deslizamento também comprometeu tubulações da rede hídrica, que passaram a jorrar água sem controle no barranco, agravando ainda mais a erosão e aumentando o risco de novos desabamentos.
Diante da situação crítica, a comunidade se organiza para uma nova manifestação ainda nesta sexta-feira, 4, às 16h, como forma de chamar a atenção das autoridades para o risco iminente que persiste no local.
No último dia 13 de janeiro, moradores já haviam protestado após o desabamento de uma casa durante a madrugada. À época, eles denunciaram a falta de apoio da Prefeitura de Manaus, mesmo após alertas prévios sobre a instabilidade do terreno.
Em nota enviada naquela ocasião, a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg) informou que as residências afetadas estavam situadas em área previamente isolada devido ao risco de deslizamentos. Também afirmou que as famílias cadastradas passaram a receber o Auxílio-Moradia.
No entanto, quase três meses após os primeiros desabamentos, moradores seguem denunciando omissão do poder público e cobram ações concretas e urgentes para evitar novas tragédias.