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Mais de 70% dos brasileiros já deixaram de aproveitar o Carnaval por medo de golpes, aponta pesquisa

*Da Redação Dia a Dia Notícia

Uma pesquisa feita pelo Serasa revelou que 74% dos brasileiros já deixaram de ir a algum evento no Carnaval pensando na sua segurança e na de seus bens. Além disso, o sentimento de medo em relação a golpes e fraudes aumenta nesta época do ano para 48% das pessoas entrevistadas.

Realizado entre 10 e 14 de fevereiro, o levantamento foi criado com o objetivo de conhecer os hábitos e as percepções do brasileiro sobre segurança de dados durante o período da folia. “Marcado pelo sentimento de alegria e festa, o Carnaval brasileiro concentra grandes aglomerações de pessoas, geralmente em total relax e descontração, clima perfeito para a ação dos golpistas”, alerta Aline Sanchez, gerente do Serasa Premium.

Segurança dos dados

Entre os entrevistados, os itens que eles não deixam de levar na hora do bloco ou da festa são: celular, dinheiro e documentos. Mesmo com o celular em destaque, preferência ainda é maior pelo documento físico (59%) em detrimento da versão digital no aplicativo do celular (41%).

O mesmo acontece para os que utilizam o cartão de crédito e/ou débito como forma de pagamento no Carnaval, 62% optam pelo cartão físico, enquanto 38% preferem utilizar o cartão digital (via carteira digital, smartwatch, tag etc.).

Diante deste retrato, o levantamento mostrou também que três a cada 10 consumidores já perderam ou tiveram algum pertence furtado ou roubado em eventos de Carnaval:

O “Celular” é o mais comum entre esses pertences (48%); seguido por “Documentos” (30%); “Cartão de crédito e/ou débito” (16%); E “outros pertences” – dentre eles, os mais citados foram dinheiro em espécie, cordões e joias (6%).

Após a situação da perda, a principal providência tomada pelos respondentes foi o registro de um boletim de ocorrência (47%). Já para 36%, o contato imediato com o banco para cancelar o cartão foi a primeira ação feita. Entre outras atitudes, apareceram: tentei recuperar meus documentos pelas redes sociais (9%); procurei algum órgão de defesa do consumidor (4%); procurei um advogado e entrei com uma ação na justiça (2%).

Golpes praticados

Após a perda dos pertences, alguns consumidores disseram que sofreram com alguns tipos de golpes/fraudes financeiras. As mais comuns foram clonagem do cartão de crédito e/ou débito (18%); compras usando dados do cartão de crédito e/ou débito (15%); e nome sujo com dívidas que não reconhecem (9%).

“É muito importante se informar quais os golpes mais comuns na internet e tomar medidas para se proteger, como verificar a fonte antes de clicar em links ou fornecer informações pessoais ou financeiras, habilitar a autenticação em duas etapas nas contas bancárias e consultar fontes confiáveis antes de realizar transferências de dinheiro. E em qualquer suspeita de fraude, denuncie imediatamente às autoridades competentes”, reforça Aline.

10 golpes mais temidos pelo consumidor, confira:

  1. Clonagem do meu cartão de crédito/débito
  2. Compras usando dados do meu cartão de crédito/débito
  3. Empréstimos e financiamentos usando o meu nome
  4. Golpes a partir do PIX
  5. Pedidos de empréstimos no meu nome
  6. Vazamentos de dados na internet
  7. Emissões de cartão crédito usando o meu nome
  8. Roubo de dados através de vírus
  9. Roubos de dados em sites falsos
  10. Clonagem da minha conta do WhatsApp

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