*Da Redação Dia a Dia Notícia
A campanha de vacinação contra a Influenza em Manaus segue com baixa adesão entre os grupos prioritários. Até o momento, apenas 28,44% do público estimado compareceu às unidades de saúde. A meta da campanha é imunizar 186.675 crianças, 25.109 gestantes e 227.612 idosos, totalizando 439.396 pessoas, até o dia 28 de fevereiro.
Até a terça-feira do dia 13, os dados da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) mostram que a vacinação atingiu 26,67% da meta entre idosos, 29,32% entre crianças de seis meses a 5 anos e 37,91% entre gestantes. Além desses grupos, outras 17 categorias também têm prioridade na imunização.
A campanha segue as orientações do Ministério da Saúde, que, desde 2023, estabeleceu um calendário diferenciado, considerando o período chuvoso na região Norte do país, quando há aumento de casos de síndromes gripais.
A gerente de Imunização da Semsa, Isabel Hernandes, alerta para o risco da falta de vacinação contra a gripe entre todos os grupos identificados como prioritários pelo Ministério da Saúde, com a imunização recomendada para reduzir o risco de agravamento da doença.
“A vacina contra influenza deve ser aplicada anualmente e reduz o risco de agravamento, hospitalização e morte. Nos grupos prioritários, a doença pode agravar muito rapidamente e por isso a vacina é ainda mais essencial”, reforça Isabel Hernandes.
A imunização contra a influenza está disponível nas salas de vacina em unidades de saúde e a população pode consultar os locais e endereços no site da Semsa.
