*Da Redação do Dia a Dia Notícia
O Governo do Amazonas, por meio do Comitê Intersetorial de Enfrentamento à Situação de Emergência Ambiental, divulgou neste domingo (1º) o boletim atualizado da estiagem que afeta o estado. O governador Wilson Lima declarou situação de emergência em todos os 62 municípios do Amazonas devido aos graves impactos causados pela estiagem. Inicialmente, em 5 de julho, o decreto de emergência abrangeu 20 cidades, mas foi ampliado para mais 42 municípios em 28 de agosto.
Como parte das ações de assistência humanitária, foram distribuídas 737,1 toneladas de alimentos para as regiões mais afetadas. Além disso, 25 purificadores de água foram instalados, sendo 10 destinados à calha do Alto Solimões, e 100 caixas d’água foram enviadas para melhorar o acesso à água potável nas comunidades atingidas.
Na área da saúde, 200,3 toneladas de medicamentos e insumos foram enviados para os municípios localizados nas calhas dos rios Madeira, Juruá, Purus e Alto Solimões. Além disso, uma usina de oxigênio foi instalada em Envira, e 200 volumes de medicamentos e insumos foram encaminhados para Fonte Boa. O hospital de Canutama recebeu 15 cilindros de oxigênio, enquanto o hospital de Eirunepé foi abastecido com 12 cilindros.
No combate a crimes ambientais, o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) realizou 331 embargos, totalizando 17.231,19 hectares de áreas embargadas. As multas aplicadas somam R$ 130,2 milhões, com 321 autos de infração e 39 termos de apreensão lavrados. Até o momento, 168 detenções foram efetuadas.
Desde junho, o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) combateu mais de 11,5 mil focos de incêndio em todo o estado, sendo 1.030 ocorrências na capital e 10,5 mil no interior.