*Da Redação do Dia a Dia Notícia
A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), divulgou nesta segunda-feira (7) o Informe Epidemiológico de Vírus Respiratórios no estado. O documento pode ser acessado no site oficial da fundação. De 1º de janeiro a 5 de outubro de 2024, o Amazonas registrou um total de 3.669 casos notificados de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).
Nos últimos 21 dias, entre 15 de setembro e 5 de outubro, foram reportados 73 novos casos de SRAG. Dentre os casos notificados, 1.552 foram confirmados como sendo causados por vírus respiratórios, com apenas 16 registros nas últimas três semanas. Até a data do informe, 54 óbitos por vírus respiratórios foram confirmados no estado neste ano.
As faixas etárias mais afetadas nas últimas semanas incluem crianças de 1 a 4 anos (31,3%), menores de 1 ano (18,8%) e crianças de 5 a 9 anos (18,8%). Além disso, 12,5% dos casos foram registrados em pessoas com 60 anos ou mais, assim como em indivíduos entre 40 e 59 anos.
Os principais vírus respiratórios identificados nas amostras laboratoriais coletadas recentemente incluem o Rinovírus (23,8%), Adenovírus (5,9%), Parainfluenza (1,6%), Bocavírus (1,5%) e Coronavírus sazonal (1,4%).
Diante do aumento nos casos de SRAG, a FVS-RCP reforça a importância da adoção de medidas não farmacológicas para prevenção. Entre as recomendações estão o uso de máscaras de proteção respiratória, a higienização frequente das mãos e a etiqueta respiratória. Além disso, a vacinação contra Covid-19 e a influenza é considerada fundamental para reduzir o risco de complicações.