*Da Redação do Dia a Dia Notícia
A primeira fase do concurso “Faça Bonito” ocorrerá com 436 estudantes das escolas da rede estadual de ensino na capital e no interior do Amazonas. A competição consiste em duas modalidades: produção de “Desenhos” e “Poesias”, voltadas à prevenção e combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Os trabalhos selecionados serão enviados pelas escolas ou coordenadorias até esta segunda-feira (17/04).
De acordo com a Secretaria de Estado de Educação e Desporto, o concurso está dividido em três fases: interna, municipal e estadual. Na primeira fase, cada escola elegeu dois representantes, sendo um por modalidade. Ao todo, foram inscritos 233 alunos na categoria “Poesia” e 203 na categoria “Desenho”.
Ainda conforme a pasta, a ação é realizada em todo o país com a temática “Faça bonito na escola e na vida: proteja nossas crianças e adolescentes”. Participam do concurso alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental da rede estadual, sendo: do 1º ao 5º ano na modalidade desenho e do 6º ao 9º ano na modalidade poesia.
Paixão e incentivo
Segundo a estudante Sofia Darla, de 10 anos, que já está garantida para a segunda fase da disputa pela Escola Estadual Professor Benício Leão, localizada na zona Sul de Manaus, uma de suas paixões é desenhar. A representante falou sobre a sua experiência em competições e destacou o apoio da professora.
“A professora falou que eu iria participar de um concurso de desenhos que tinha o primeiro, segundo e terceiro lugar. No primeiro concurso que eu participei, ganhei o terceiro lugar. No outro, ganhei o segundo lugar, agora eu estou participando de novo para tentar o primeiro lugar”, disse Sofia, uma das representantes da escola.
A iniciativa é da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), com a Secretaria de Estado de Educação e Desporto, tendo apoio do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (TRT-11 AM/RR), Ministério Público do Trabalho (MPT-AM/RR) e Instituto de Assistência à Criança e ao Adolescente Santo Antônio (Iacas).