*Da Redação Dia a Dia Notícia
No primeiro bimestre de 2022, a cidade de Manaus registrou cerca de 362 ocorrências de violência doméstica contra a mulher. Em levantamento realizado pelo Dia a Dia Notícia, a partir de dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), foi constatado que houve uma queda de 3,72% se comparado ao mesmo período de 2021, onde houve 376 casos.
As ocorrências registradas nos dois primeiros meses de 2022, estão relacionadas à lesão corporal e descumprimento de medida protetiva de urgência. Em janeiro foram registradas 140 ocorrências de lesão corporal e 24 de descumprimento de medida protetiva. Já em fevereiro, foram 171 ocorrências de lesão corporal e 27 de descumprimento de medida protetiva.
No ano de 2021, foram registrados 23.545 casos de violência contra a mulher na capital do estado, com uma queda de apenas 1,07% se comparado ao ano de 2020 onde cerca de 23.799 de mulheres foram vítimas de violência doméstica. Os maiores índices de 2021 estão relacionados à ameaça, injúria, vias de fato e lesão corporal. Os dados se referem à intencionalidade dolosa, em situação consumada e tendo como vítimas pessoas do sexo feminino.
A violência doméstica pode ocorrer de diversas maneiras, sendo elas a física, moral, psicológica, sexual e patrimonial. Muito dos agressores são companheiros das vítimas. As denúncias para crimes de violência doméstica podem ser feitas em qualquer delegacia ou por meio dos canais telefônicos 180 e 181, no qual é possível que a denúncia seja realizada de forma anônima. Outro canal que pode ser utilizado é o 190.
Em casos mais extremos, muitas mulheres acabam perdendo suas vidas, situações na qual se caracterizam o crime de feminicídio. Durante o ano de 2021, foram registrados 12 crimes caracterizados como feminicídio. No ano de 2020, foram registrados 13 crimes de feminicídio. Crimes desta natureza são caracterizados como homicídio consumado ou tentado, tendo mulheres como vítimas (ou com motivação de gênero).