*Da Redação do Dia a Dia Notícia
A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (SES-AM), está ampliando suas iniciativas para prevenir doenças transmitidas por água contaminada. Como parte dessa abordagem, a FVS-RCP está aumentando a distribuição de hipoclorito de sódio para as 62 secretarias municipais de saúde do Amazonas.
A distribuição é realizada pela FVS-RCP, por meio do Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água (Vigiagua), da Vigilância Ambiental (DVA). A quantidade de hipoclorito de sódio enviada aos municípios é determinada com base na população sem acesso a água distribuída pelo sistema de tratamento, informada pelas coordenações de vigilância em saúde municipais.
A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, ressalta que o hipoclorito de sódio é um desinfetante eficaz, usado para purificar a água e prevenir doenças hídricas, especialmente durante a estiagem. “Somente em 2024, a FVS-RCP gerenciou a distribuição de 3,1 milhões de frascos do insumo para desinfecção de água nos municípios do Amazonas”, ressaltou a diretora.
De acordo com a gerente da gerência de Riscos não Biológicos da Vigilância Ambiental da FVS-RCP, Raiane Áila o hipoclorito de sódio é distribuído gratuitamente pelas secretarias municipais de Saúde (Semsas) às pessoas sem acesso à água potável. “É importante que a população utilize de forma correta o produto, conforme a orientação recomendada pelo Ministério da Saúde e não para outros fins, como por exemplo, lavagem de roupas de casa”, alertou.
FVS-RCP informa o Passo a Passo para o uso do Hipoclorito de Sódio na purificação da água para beber.
Obtenha o Hipoclorito de Sódio: Certifique-se de usar uma solução de hipoclorito de sódio com concentração de 2,5%. Esse produto é geralmente fornecido gratuitamente pelas secretarias de saúde.
Meça a Quantidade de Água: Determine a quantidade de água que você deseja purificar. Para esse passo a passo, usaremos a medida de 1 litro de água. É recomendado, primeiramente, realizar a filtração da água a ser tratada, utilizando filtro doméstico, coador de papel ou um pano limpo.