*Da Redação do Dia a Dia Notícia
O Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus e Interior (Prosamin+) reassentará 2.580 famílias da Comunidade da Sharp. O programa lançado em 2021, por meio do governo do estado do Amazonas e trará soluções de moradia, por intermédio de indenizações, bônus, auxílio ou acesso a uma unidade habitacional.
Serão beneficiadas 2.123 famílias na comunidade, 69 do conjunto Industriário e 388 na Manaus 2000. Autônoma, Esmeralda de Jesus, 50, mora há 18 anos com sua família no Sharp, e relata que sofreu três alagações, onde perdeu todos os seus bens materiais, entre móveis e eletrodomésticos.
“O piso foi embora com tudo, eu estou morando em uma casa velha que está para cair. Se eu tivesse um lugar bom, eu jamais estaria aqui com meus filhos. Minha casa foi três vezes para o fundo”, afirmou Esmeralda.
Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), responsável pelo Prosamin+, receberá os documentos que analisarão as famílias passarão pelo processo de análise social e jurídica para definição de moradia ou indenização. O reassentamento será de forma gradual, do mesmo modo a entrega de documentação, ações que estão em planejamento pela UGPE.