*Franciane Silva – Redação Dia a Dia Notícia
Entre os meses de janeiro a setembro de 2021, a cidade de Manaus registrou 16.645 crimes de violência doméstica contra a mulher. Em levantamento realizado pelo Dia a Dia Notícia, foi constatado que 2021 apresenta percentual de 4,79% menor se comparado ao mesmo período de 2020, onde houve 17.483 registros na cidade. Os dados são os mais recentes disponibilizados pela Secretaria de Segurança Pública (SSP/AM).
Ao todo, no ano de 2020, foram 23.799 vítimas de violência doméstica com um aumento de 32,33% em comparação ao ano de 2019, onde foram 17.984 registros. Os maiores índices de 2021 estão relacionados à ameaça, injúria, vias de fato e lesão corporal. Os dados se referem à intencionalidade dolosa, em situação consumada e tendo como vítimas pessoas do sexo feminino.
A violência doméstica pode ocorrer de forma física, moral, psicológica, sexual e patrimonial. As vítimas de tais violências podem realizar suas denúncias em qualquer delegacia e através dos canais telefônicos 180 e 181 que possibilitam que a vítima faça a denúncia de forma anônima. O canal 190 também pode ser utilizado.
Em alguns casos, muitas mulheres acabam perdendo suas vidas ficando caracterizado como crime de feminicídio. Em 2021, até o mês de setembro foram registrados cerca de nove casos. O crime de feminicídio é caracterizado como homicídio consumado ou tentado, tendo como vítimas mulheres (ou com motivação de gênero). No ano de 2020 foram 13 crimes registrados com esta natureza.
Violência contra a mulher
Uma mulher, que não teve a identidade divulgada, foi espancada a pauladas por um homem no Conjunto Cidadão Manauara 2, na zona Norte de Manaus.
O crime aconteceu no dia 22 de outubro, e foi registrado em vídeo por moradores da região, porém o vídeo só foi compartilhado por meio das redes sociais na segunda-feira, 25.
Nas imagens, é possível ver que a mulher segura uma criança no colo, e mesmo assim é espancada enquanto grita por socorro. As agressões só acabam quando outros dois homens se aproximam, e intimidam o suspeito.