Manaus, quarta-feira 7 de janeiro de 2026
Pesquisar

booked.net

Mais de 13 mil pessoas foram vacinadas contra a Covid-19 nessa terça-feira (15), em Manaus

No primeiro dia de atendimento ao público depois da realização do mutirão de intensificação da vacinação contra a Covid-19, no último fim de semana, a Prefeitura de Manaus vacinou 13,6 mil pessoas nesta terça-feira (15). A campanha de imunização foi retomada nos oito pontos tradicionais de atendimento da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), que, ao longo da semana, estarão abertos para a continuidade da vacinação do público acima de 40 anos de idade, além das pessoas pertencentes a grupos prioritários anteriores e as que estão aptas a receber a segunda dose.

A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, acompanhou a retomada da vacinação e destacou que a Semsa espera ampliar o número de pessoas vacinadas com mais de 40 anos antes de abrir a campanha para novas faixas etárias.

“O evento do fim de semana foi um sucesso, com 142 mil pessoas atendidas, no entanto, temos aproximadamente 70 mil pessoas de 40 a 51 anos que ainda não procuraram os postos”, observou a secretária.

Grupos

De acordo com Shádia, quem ainda não foi vacinado e faz parte de algum dos grupos já atendidos na campanha pode procurar o ponto de vacinação mais próximo, levando os documentos obrigatórios. Além de todas as faixas etárias acima de 40 anos, podem se vacinar as pessoas com deficiência permanente (PcDs); pessoas com comorbidades; gestantes e puérperas; trabalhadores da educação; pais de menores de 18 anos com deficiência permanente (PcDs); trabalhadores das Forças Armadas e de Segurança e Salvamento (atuantes na linha de frente contra a Covid e relacionados em listas oficiais encaminhadas à Semsa); trabalhadores da educação, do transporte coletivo e caminhoneiros.

A programação de novas etapas da campanha já está sendo estudada pela Prefeitura de Manaus, segundo Shádia Fraxe. “Seguindo a recomendação do prefeito David Almeida, já estamos estudando os públicos a serem atendidos de forma gradativa daqui em diante, mas o planejamento só pode ser fechado com a informação das datas e das quantidades de novas doses a serem recebidas pelo município”, apontou.

A secretária destacou que o número de pessoas a serem vacinadas aumenta conforme a idade diminui e que a população de 30 a 39 anos, por exemplo, está estimada em 372 mil pessoas, enquanto a de 20 a 29 anos é de 446,3 mil. Os que têm apenas 18 e 19 anos somam 83 mil pessoas, aproximadamente.

“Por isso, precisamos organizar cada nova etapa da campanha de forma muito responsável, como sempre fizemos, garantindo que todos terão direito à vacina, inclusive à segunda dose”, salientou.

Atendimento

Dos oito pontos tradicionais de vacinação da Semsa, o da Escola de Enfermagem de Manaus, localizada na rua Teresina, 495, bairro Adrianópolis, é exclusivo para trabalhadores das Forças Armadas e de Segurança e Salvamento. A unidade também é a única a ofertar a segunda dose de CoronaVac.

Os demais pontos estão preparados para atender os outros públicos e aqueles que vão tomar a segunda dose de AstraZeneca.

Já o atendimento a pais de PcDs e às gestantes e puérperas está concentrado em apenas três pontos: Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, Balneário do Sesc e Clube do Trabalhador do Sesi.

Para todos os públicos é obrigatória a apresentação de documento de identificação original, com foto e CPF. Além desses, os documentos específicos para vacinação de cada grupo estão no site Semsa e podem ser acessados diretamente pelo link bit.ly/docsvacinaconvid. Para os que vão se vacinar por faixa etária (40 anos ou mais) é necessário apresentar comprovante de residência (original e cópia) que ateste moradia em Manaus.

Segunda dose

A Semsa orienta que as pessoas vacinadas com CoronaVac ou AstraZeneca que já se encontram no período de receber a segunda dose, consultem o agendamento no Imuniza Manaus ou se dirijam diretamente aos postos se tiverem perdido o prazo. O período entre doses recomendado para a CoronaVac é de 28 dias e para a AstraZeneca, de 84 dias.

Quem vai receber a primeira dose deve apresentar documento de identidade e a carteira de vacinação com o registro da primeira dose.

Locais de vacinação

 Zona Norte

  • Centro Estadual de Convivência da Família Padre Pedro Vignola (Rua Gandu, 119, Cidade Nova)
  • Estacionamento do supermercado Coema (Avenida Torquato Tapajós, 5.890, Novo Israel)

Zonas Sul e Centro-Sul

  • Centro Cultural dos Povos da Amazônia (Avenida Silves, 2.222, Crespo)
  • Universidade Paulista – Unip (Avenida Mário Ypiranga Monteiro, 3.490, Parque 10 de Novembro)

Zona Leste

  • Clube do Trabalhador do Sesi/AM (Avenida Cosme Ferreira, 7.399, São José 1)

Zona Oeste

  • Balneário do Sesc/AM (Avenida Constantinopla, 288, conjunto Campos Elíseos, Planalto)
  • Centro de Convenções de Manaus – sambódromo (Avenida Pedro Teixeira, 2.565, Dom Pedro)

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.